domingo, abril 29, 2018

 

Medição do Aterramento Corporal


Comprei um multímetro digital [Modelo DT9205A] para medir o grau de aterramento de meu corpo dentro de casa (no meu escritório, onde está meu computador). O meu "ponto terra" (plano terra) de referência (onde fica ligado um dos eletrodos do multímetro, na escala de voltagem AC) é uma placa metálica, no meu escritório, que possui um fio elétrico conectado a ela, em uma extremidade, e na outra extremidade esse fio está conectado a uma barra metálica enfiada no solo de meu quintal. O outro eletrodo do voltímetro (multímetro na posição de medição de voltagem) estará sempre sendo segurado pela minha mão direita. O chão do meu escritório é do tipo piso frio cerâmico comum. Estarei medindo a voltagem intereletrodos em várias situações: usando (ou não) chinelo com solas de borracha, usando (ou não) meias comuns de algodão e com os pés descalços (sem chinelo e sem meia), estando eu em pé ou sentado em uma cadeira. 

Eis as medidas obtidas [as duas primeiras, sem contato com meu corpo]:

1. Os dois eletrodos do voltímetro em contato com o plano de terra: tensão = 0,005 V (= 5 mV); teoricamente, este valor deveria ser 0 mV; talvez esses 5 mV seja um erro residual do aparelho de medição. Observação: esse valor de 5 mV é bem estável, não variando com o tempo.

2. Um eletrodo do voltímetro em contato com a terra e o outro solto em cima da cadeira: neste a caso, a tensão medida oscila em torno de 0,200 V (= 200 mV), mostrando que existe um certo ruído (poluição) eletromagnético no ar ambiente de meu escritório.

3. Situação: (com chinelo, nos dois pés)+(com meia, nos dois pés)+(pisando fora do plano terra). Medidas obtidas: tensão= 1,260 V = 1.200 mV (estando em pé), tensão= 1,180 V (sentado na cadeira).

4. Situação: (sem chinelo)+(com meia)+(fora do plano terra). Medidas: tensão= 0,090 V (= 90 mV) (em pé), tensão= 0,110 V (sentado).

5. Situação: (sem chinelo)+(sem meia)+(fora do plano terra). Medidas: 0,060 V (em pé), 0,060 V (sentado).

6. Situação: (com chinelo)+(com meia)+(dentro do plano terra). Medidas: 2,800 V (em pé), 1,400 V (sentado).

7. Situação: (sem chinelo)+(com meia)+(dentro do plano terra). Medidas: 0,050 V (em pé), 0,040 V (sentado).

8. Situação: (sem chinelo)+(sem meia)+(dentro do plano terra). Medidas: 0,006 V (em pé), 0,006 V (sentado).

Observação: todas as medidas, nas situações de 3 a 8, apresentam uma certa oscilação de valores, devido à presença de ruído eletromagnético no ambiente.

Conclusões:
1. O uso de meias nos pés não atrapalha muito o aterramento do corpo, pois as tensões medidas ficam entre 90 e 40 mV, em todas as situações acima. Eis, portanto, o esclarecimento do por que o Japão é o país campeão de longevidade no planeta: os japoneses, ao chegar em casa, possuem a tradição de andar descalço (talvez usando meias) dentro de casa. Como a China e a Coreia (com o mesmo biotipo humano) não possuem essa tradição, elas perdem para o Japão no quesito "longevidade". Vamos imitar o Japão, para vivermos mais e com mais saúde?
2. Andar descalço ou apenas com meias é uma forma de se blindar (se proteger) contra a poluição eletromagnética (eletricidade suja) presente no lar ou no ambiente de trabalho. Esse ruído eletromagnético no ambiente em que estivermos será desviado por nosso corpo (condutor) para o solo, algo parecido com um pára-raios.

[continua]

Marcadores: , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?