quinta-feira, abril 12, 2018

 

A Água Estruturada Hexagonal


A água é uma substância indispensável para que todos os organismos vivos (vegetal, animal e humano) vivam neste planeta. Sabemos que a água pode ser encontrada em vários estados, como sólido (gelo), líquido, gasoso ou ionizada (plasma). Porém, existem outros estados, que geralmente não estamos conscientes, e que também é importante na qualidade da água que ingerimos, com reflexos  imediatos em nossa saúde. Um dessa característica importante é a forma de aglutinação das moléculas de água. Uma molécula de água é composta de um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hidrogênio [H2O]. Devido à disposição espacial desses três átomos, a molécula de água (que é neutra) é polar, isto é, ela possui um "centro de carga elétrica" positiva em um local distinto do centro de carga negativa, formando um dipolo elétrico em escala molecular. Quando várias moléculas estão próximas umas das outras (como, por exemplo, em um copo de água líquida), o lado positivo do dipolo de uma molécula atrai o lado negativo do dipolo elétrico da molécula vizinha, podendo formar um agregado de duas moléculas de água. Esse processo de aglutinação pode envolver um grande número de moléculas, mas estaremos mais interessados em uma estruturação particular: o agregado, em forma de anel, de seis moléculas de água formando um hexágono regular. Abaixo irei apresentar informações que achei interessantes, presentes em dois livros [1],[2] sobre este assunto.

Uma das qualidades que dá à água sua "vida" e "energia" é a sua "estrutura", isto é, como as moléculas de água se juntam (eletricamente) formando aglomerados maiores e menores. A água transporta, estabiliza, sinaliza e hidrata as nossas células. A água estruturada na forma hexagonal contribui para um transporte mais eficiente, uma maior estabilização, uma sinalização mais clara e uma hidratação superior a nível celular. 

Muito dinheiro se gasta para remover poluentes físicos e químicos da nossa água de beber. No entanto, até a água mais pura pode ainda conter poluição vibracional. Isto é porque a água tem uma habilidade única, dita "memória da água", que retém a assinatura energética do que entrar em contato com ela. A água parece ter a habilidade de armazenar e transferir esta informação (registrada em sua memória) para dentro do corpo humano. Como a água tem memória, torna-se muito importante preservar nossos suprimentos de água. Como a água tem a capacidade de manter a frequência das energias com as quais ela é exposta, então torna-se muito importante a pergunta: "Quais são as consequências de se tomar a água que foi reciclada do escoamento da agricultura, das estações de tratamento de esgoto, das fábricas, etc?". Portanto, está na hora de se reavaliar nossos métodos atuais de tratamento da água que bebemos. Enquanto isso não é feito, é melhor não tomar água de torneira e dar preferência a água de nascentes (água mineral engarrafada) e água da chuva.

Hoje nós bebemos a mesma água que os dinossauros bebiam há milhões de anos atrás. Isso ocorre porque o volume de água no planeta permanece constante com o passar do tempo. A água é permanentemente reciclada pela natureza. O ciclo de purificação da água é o seguinte: a água líquida presente na superfície do planeta é evaporada, devido à radiação solar, e sobe para o céu; no céu, o vapor d'água é resfriado (na termosfera terrestre, a temperatura ambiente vai diminuindo ao se subir em altura a partir da superfície), voltando a água a se condensar e voltando para a superfície terrestre na forma de chuva (líquida) ou neve/granizo (forma sólida), completando seu ciclo de reciclagem (de purificação). Notar que neste ciclo a água está sempre em movimento. Quando a água fica estagnada (parada) por um período longo de tempo, ela perde suas propriedades salutares e torna-se uma água morta. É isso que ocorre com as águas engarrafadas que compramos em supermercados, infelizmente. Captar a água da chuva representa captar uma amostra de água em movimento durante o seu ciclo de purificação, o que resulta na melhor água para bebermos nos locais onde vivemos. A água gelada possui mais agregados moleculares hexagonais do que a mesma água em uma temperatura mais elevada. Portanto, é mais saudável beber uma água gelada do que essa mesma água quente (usada, por exemplo, para fazer chá ou café - e para cozinhar os nossos alimentos).

É dito que as pessoas que vivem bastante tempo, conseguem isso devido a condições favoráveis de vida - eles conseguem a longevidade devido morarem em um ambiente mais natural e mais favorável comparado com outros ambientes. Isso pode ser verdade, mas a longevidade e saúde das pessoas em certas partes do mundo [regiões altas dos Andes (como Vilcabamba, no Equador), Alpes, Cáucaso e Himalaia (como o povo Hunza, no Paquistão)] pode ser devida ao tipo de água que elas bebem. Nessas áreas, o suprimento de água, o ano todo, vem de locais com neve permanente. Nessas águas a porcentagem de estruturas hexagonais é muito alta e, além disso, ela contém um bom equilíbrio de íons dissociados nela. A água consumida nesses lugares do mundo foi super-resfriada e, então, congelada por longos períodos de tempo. Beber essa água hexagonal de neve parece promover maior saúde, uma função imunológica mais fortalecida, uma atividade metabólica aumentada e um envelhecimento mais lento. 

Em vista do exposto acima, podemos melhorar a água que tomamos em casa utilizando o método (de filtragem) apresentado abaixo. Na Referência [3], intitulada "Como Congelar a Água para Torná-la Pura", informa-se o seguinte:

Existem cinco métodos confiáveis para purificar a água, a saber ebulição, destilação, filtragem, uso de produtos químicos e congelamento. Congelar a água para purificá-la é o método mais complicado porque requer que você congele devagar a água e, então, teste o resultado para revelar a pureza. Quando a água congela, principalmente em uma baixa taxa, não existe espaço para contaminantes quando os cristais se formam. Portanto, as impurezas são forçadas para fora (do lugar que congela primeiro), e aquilo que está congelado é uma forma mais pura de água. Este processo é conhecido por também remover sal da água (é uma explicação de porque os icebergs da água do mar são constituídos de água doce, e não de água salgada, onde flutuam). O processo caseiro: enche um vasilhame (recipiente) de água e coloque no freezer, deixando o vasilhame sem tampar. Verifique a água em intervalos de 30 min. Quando a água estiver congelada em uma grande quantidade, mas ainda existir água não congelada no recipiente, remova o recipiente do freezer. Jogue fora a água não congelada, ou remova o volume congelado de água e coloque-o em um outro recipiente. Esta água congelada é uma forma mais purificada de água (deixe ela descongelar e beba-a durante o dia). [Minha sugestão de uma forma mais simples que obter a água mais pura: à noite, antes de ir dormir, coloque uma vasilha de água mineral (de preferência, alcalina, pH maior que 7,0; a água mineral Ibirá possui pH um pouco acima de 10,0) no freezer e vá dormir; ao levantar, retire a vasilha do freezer - com toda a água congelada - e deixe ela descongelar um pouco; jogue fora essa primeira água descongelada e deixe o restante da água congelada ir descongelando e vá bebendo ela ao longo do dia].

Uma outra pesquisa [4],[5], feita na Lappeenranta University of Technology (LUT) da Finlândia, chega a esta mesma conclusão. Veja os títulos desses dois artigos:
[4] Quando água residual congela, ela fica purificada.
[5] Nova tecnologia purifica água residual congelando-a primeiro: aplicações possíveis na indústria de extração mineral.

Vamos beber uma água mais pura (mais hexagonal)?

Referências:
[1] M.J. Pangman, Hexagonal Water: The Ultimate Solution, Uplifting Press, Inc., March 2007. ISBN: 0-9752726-1-6.
[2] Mu Shik Jhon, The Water Puzzle and the Hexagonal Key (Scientific evidence of hexagonal water and its positive influence on health!), Uplifting Press, Inc., 2004. 
[3] How to Freeze Water to Make it Pure, em https://www.leaf.tv/articles/how-to-freeze-water-to-make-it-pure/, acessado em 16.04.2018. 
[4] When waste water freezes, it is purifiec, em https://phys.org/news/2015-01-purified.html, acessado em 16.04.2018.
[5] Science Daily, New technology purifies waste water by freezing it first: Possible applications in mineral extraction industry

Marcadores: , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?