quinta-feira, março 15, 2018

 

Saúde? Gravidade Zero e Tensão Elétrica Zero!


Como estou interessado em saúde, fui pesquisar os locais onde existe a maior densidade de pessoas centenárias no planeta Terra. Descobri que essas pessoas ficam em Vilcabamba, no Equador, e na região do povo Hunza, no Paquistão. Nesses locais vivem pessoas pobres de dinheiro e ricas de saúde. Esses locais ficam em regiões montanhosas de alta altitude. A força da gravidade é máxima ao nível do mar, decrescendo abaixo e acima deste nível. Quanto maior a gravidade a que o nosso corpo está submetido, maior o desgaste físico, supondo todas as demais condições idênticas. Logo, pessoas que vivem em locais de maior altitude tendem a viver mais, com as demais condições idênticas. Este é um dos motivos que proporciona longevidade aos moradores de Vilcabamba e aos Hunzas. Sendo isso verdade, o ideal é vivermos o maior tempo possível em um ambiente de gravidade zero, para maximizar este efeito salutar no nosso corpo, certo? Como podemos fazer isso?

Existe uma lei da física (da área de hidráulica) descoberta por um grego chamado Arquimedes (aquele que saiu pelado gritando repetidamente Eureka!) que resolve o nosso problema de gravidade zero para nosso corpo. Basta colocar seu corpo em um local com grande volume de água: mar, lago, rio, piscina ou banheira. Quando você entra nesses locais o seu corpo flutua, sentindo uma gravidade zero (Arquimedes estava numa banheira quando descobriu a famosa lei da hidráulica que se aplica neste caso: o corpo sofre um empuxo de baixo para cima - contra a força da gravidade - igual ao peso do líquido deslocado. Como nosso corpo é predominantemente água....gravidade líquida igual a zero). Você mora no litoral? Tome banho de mar todos os dias. Você é um habitante do interior? Vá tomar banho no rio ou na lagoa próxima. Você tem um pouco mais de dinheiro? Vá nadar numa piscina ou compre e use uma banheira. Você terá uma vida mais longa e saudável, se não se descuidar dos outros fatores que entram na equação vital. Quer alguns exemplos? A nadadora brasileira Maria Lenk viveu 92 anos, João Havelange, que nadava diariamente morreu com 100 anos, a atriz nadadora norte-americana Esther Williams viveu 91 anos, etc. Veja um trecho interessante de um livro [1] de Leonard Orr: "Meu amigo Igor Tscharkovsky passou trinta dias em uma piscina (com água, obviamente), 24 horas por dia. Não apenas curou suas enfermidades, como também se converteu em um gênio".

Que significa "tensão elétrica zero"? Significa uma diferença de potencial elétrico igual a zero entre nosso corpo e o planeta Terra. Como se obtém isso? Colocando nosso corpo em contato elétrico físico com a Terra. Em outras palavras: aterrando o nosso corpo! A forma mais fácil de fazer isso é andando descalço sobre a superfície terrestre condutiva, durante o dia. Pode-se também dormir aterrado: basta ligar um fio condutor entre um eletrodo metálico [2] colado à sua pele (por exemplo, na sola dos pés) até uma haste metálica enterrada no quintal de sua casa [ou no sistema de pára-raios do prédio onde mora].Neste caso, seu sono será muito mais reparador, além de resolver inúmeros outros problemas de saúde [3]. Quer algumas provas do efeito saudável do aterramento? A campeã brasileira de longevidade, Maria do Carmo Gerônimo viveu 129 anos, andando sempre descalça. O país campeão de longevidade é o Japão, onde as pessoas têm o costume de andar descalças dentro de casa. Minha tia Stela, que mora no interior e tem erisipela, elimina seus sintomas desta doença após três dias de andar descalça nas areias úmidas da praia.

Se combinarmos gravidade zero com tensão zero, teremos uma condição super saudável, certo? Existem formas simples de fazer isso: tomar um banho de mar (a água do mar é muito condutiva e está em contato íntimo com o solo condutivo do oceano, certo?), um banho no rio, na lagoa ou na piscina feita de concreto (piscina de plástico isola sua água da superfície condutiva da Terra). É devido a isso que pessoas que têm o hábito de nadar (ou praticar hidroginástica) acabam tendo boa saúde e vivendo bastante.

Referências:
[1] Leonard Orr, Manual de Sanación,  Tercera Edicion, Editorial Las Acacias, Buenos Aires, 2005. ISBN: 987-97580-2-1.
[2] Eu, por exemplo, uso o "Eletrodo para Monitorização - Espuma 2223BRQ" (auto-adesivo) da empresa 3M, que é usado normalmente para obter ECG (eletrocardiogramas), EEG (eletroencefalogramas), etc. Isso mostra que nosso corpo é um sistema elétrico e, como todo circuito elétrico, deve ser aterrado para funcionar corretamente (ter saúde). 
[3]  Clinton Ober, Stephen T. Sinatra e Martin Zucker, Earthing: The most important health discovery ever!, 2ª Edição, Basic Health Publishers, 2014. ISBN: 978-1-59120-710-8. Observação: Na primeira edição desse livro, o título terminava com um ponto de interrogação (?) mas, na segunda edição, esse transformou-se em um ponto de exclamação (!), pois agora tem-se a certeza de que o aterramento (earthing) realmente é a maior descoberta na área de saúde humana.

Marcadores: , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?