quarta-feira, fevereiro 07, 2018

 

Harmonia e Equilíbrio geram Saúde


Trechos desse livro [1] de Jaime Bruning

O QUE DEVEMOS FAZER PARA TER BOA SAÚDE

Respirar sempre ar puro dia e noite. O ar é o primeiro alimento e o primeiro medicamento. Abrir sempre bem as portas e janelas para arejar bem o ambiente.

Fazer sessão de inspiração profunda diariamente, pois respiramos muito superficialmente. 

Beba muitos copos de água pura ao dia, pois ela traz oxigênio para o corpo. Grande parte da população sofre de desidratação e nem sequer sabe disso. Prefira o banho frio ou morno ao banho quente. Não beba água tratada com flúor e cloro (água da torneira), porque são prejudiciais à saúde por serem cheias de metais pesados e tóxicos. Da mesma forma, evite as piscinas assim tratadas, porque a pele é o maior órgão de assimilação do corpo.

Mantenha contato frequente com a terra (solo), tirando o calçado de borracha dos pés, ande descalço na grama, sobre pedras ou diretamente sobre a terra limpa ou a areia da praia. Isto permite uma troca de energias entre o organismo humano e a mãe terra. Lembre-se da Maria do Carmo Gerônimo, a campeã brasileira de longevidade (129 anos), que sempre andou descalça. Faça compressas de argila sobre os órgãos do corpo para desintoxicá-los e fortalecê-los, bem como para desmanchar tumores, se houver. A terra tem a capacidade de absorver, refrescar, purificar, cicatrizar e acalmar. 

Use roupas folgadas, para que a pele possa respirar desimpedida, pois o homem adoece pela pele e sua cura também está na pele, dizia um naturista.

Faça algum exercício físico, evite a todo o custo o sedentarismo, ele cria acidez no corpo. Sue, caminhe, corra, nade, ande de bicicleta, dance, pule, faça ginástica.

Faça uso regular de plantas medicinais, para manter seu corpo desintoxicado e o sangue limpo, livre de parasitas. 

Lembre-se que a saúde só tem uma fonte, a própria natureza, a farmácia de Deus.

Não são os micróbios que ficaram forte, mas o hospedeiro que ficou fraco e sem iminidade. Manoel Lezaeta - naturólogo chileno, dizia: "O mundo está num caminho errado, vive caçando micróbios, quando deveria cuidar para ter boas digestões e boas eliminações, pois nisto está o milagre da saúde". Realmente, somos um povo intoxicado e desnutrido. Não basta combater doenças, é preciso mudar todo um estilo de vida.

Anúncios enganosos: Cuidado com certas propagandas como estas: 100% Natural, mel puro, produto sem gordura, 100% integral, etc., porque há inúmeras mentiras nessas propagandas. Certa vez eu vi numa banca de alimentos o anúncio: "Lanche Natural". Fui ver, e era feito de frango de granja, pão branco, queijo e outras falsificações. De natural não tinha nada. Como é possível chamar de natural a carne de frango de granja cheia de hormônios e antibióticos? Além disso, tudo o que passou pelo fogo deixa de ser natural. Há anúncios de alimentos que prometem combater a obesidade, mas na verdade não o conseguem. É preciso prestar muita atenção nos resultados obtidos. As palavras: natural, integral, sem gordura, sem açúcar, sem glútem, atraem muita gente que quer cuidar da saúde, mas são geralmente enganosas. 

Não abuse do ar condicionado em casa, no trabalho e no automóvel, pois não é um ar natural, muito menos ainda saudável. Contamina e inflama facilmente as vias respiratórias. Tira a umidade necessária do ar e acumula bactérias prejudiciais.

Uma sugestão para distribuir o seu tempo e ter mais saúde: trabalhe durante 8 horas, divirta-se por 8 horas e durma durante 8 horas. Isto ajuda muito a combater o stress. Além disso, deixe pelo menos um dia por semana, sábado ou domingo, para um verdadeiro descanso. Não faça trabalho nenhum neste dia.

Valorize as boas amizades e a boa música, pois isto faz bem para a saúde. Se você não tem tempo para isso, algo está muito errado em sua vida. Atire (imaginariamente) para bem longe de si as preocupações, a tensão nervosa, as angústias, as revoltas, porque elas nos matam.

Frase que você nunca deve pronunciar:
*O meu destino é viver doente.
*A minha doença não tem cura.
*Eu duvido que alguém possa ser mais doente do que eu.
*Eu preciso tomar remédio a vida toda, é impossível largar deles.
*Eu sou uma pessoa infeliz, ninguém gosta de mim.
*Se Deus existe, porque deixa a gente sofrer tanto?
*Eu estou podre de tanta doença.
*Eu jamais vou conseguir ter saúde novamente.
*Eu jamais vou conseguir largar o cigarro (ou a bebida).
*Eu sei que fizeram um mal contra mim, por isso estou doente assim.
*Eu não sirvo para nada mesmo, tudo dá errado comigo.
*Eu sou um azarado.
*Eu me detesto, porque tenho um corpo horrível.
*Eu sei que vou ter câncer, tenho certeza disso.
Lembre-se que se você disser que vai conseguir ou que não vai conseguir, de qualquer forma você sempre tem razão, porque seu inconsciente vai realizar aquilo no que você acredita cegamente. Por isso, muito cuidado com aquilo que você diz a respeito de si mesmo. Cuidado com as frases acima, elas poderão se tornar realidades (profecias auto-realizadas) se você continuar a acreditar e repetir essas coisas.

Aquilo a que você resiste, persiste. Esta é outra verdade. Veja o caso dos obesos. Só consegue emagrecer aquele que deixa de lutar contra a própria obesidade e promove a saúde, o equilíbrio de seu próprio peso e acredita que isso seja realmente possível. 

As pessoas que mais falam de doenças, sempre são as mais doentes, ao passo que aquelas que mais falam de saúde a tem realmente. O seu inconsciente não consegue raciocinar e distinguir entre verdade e mentira, por isso Hitler já dizia: uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. Assim agem os meios de comunicação, as propagandas de qualquer produto, inclusive de medicamentos, até impulsionar as pessoas a comprar.

Não use lâmpadas fluorescentes (normais ou compactas) na sua casa ou escritório, porque podem baixar a imunidade e acabar com as nossas defesas contra as doenças, sobretudo contra o câncer. Elas perturbam as cores aos nossos olhos. 

Preste atenção até na cor da roupa que você veste. Prefira a cor branca, sobretudo onde é muito quente. A cor preta capta muito o calor e aquece demais a pele. O vermelho é mais irritante, etc. 

Resolva seus problemas sexuais, pois muitas pessoas estão doentes devido a desequilíbrios sexuais e má utilização do sexo, causando um sentimento de culpa, de autopunição. Sexo é uma das maiores preocupações do ser humano, é saudável praticar sexo dentro das normas estabelecidas pelo Criador. Não faça dessa força um tabu, um problema, mas sim uma solução.

Jamais durma num quarto ou apartamento recém pintado ou que tenha mofo nas paredes, com visíveis sinais de umidade. Isso prejudica muito as vias respiratórias.

Faça das terapias naturais a primeira opção para cuidar de sua saúde, não a última. Dê preferência aos tratamentos suaves, não agressivos, mas extremamente eficazes da natureza. Até hoje ninguém conseguiu fazer melhor do que a natureza. Pense seriamente nisso.  

Jamais terá dengue (febre amarela, etc) uma pessoa bem nutrida, com sangue limpo e mente equilibrada. O mosquito nada pode contra a saúde de tais pessoas. Portanto, o problema maior não é o mosquito, mas sim o hospedeiro do mosquito, no qual se deve investir.

Fuja da proximidade de indústrias poluentes, pois é impossível ter boa saúde perto delas.

A insônia é fonte de inúmeras doenças porque desequilibra nosso sistema nervoso central. Saiba que pelo menos 90% da insônia é causada por problemas renais e das supra-renais, conforme minha experiência terapêutica. Portanto, trate dessas glândulas com plantas, argila e muita água.

Não use tinta para tingir seus cabelos, pois muitas delas são altamente tóxicas e cancerígenas. Deixe que a natureza se encarregue disso. Ou sua saúde é menos importante do que um modismo? [Nem raspe todo seu cabelo, como fazem os budistas e certas pessoas que estão ficando calvas. Deus colocou cabelo na cabeça por algum bom motivo! Veja este motivo aqui neste blog]

Nunca passe diretamente na pele desodorantes, perfumes, protetores solares, cremes ou outros cosméticos, porque eles podem causar câncer. Isto ocorre porque a pele absorve e leva os produtos químicos neles existentes para a corrente sanguínea. No máximo use desodorantes e perfumes sobre a roupa. Isto não é cafonice, como você pode estar imaginando, mas sim sabedoria, pois estará prevenindo e protegendo sua saúde. Quantas mulheres têm câncer de mama por causa desses cosméticos que aplicam nas axilas. Se não se pode comer esses produtos, não se deve passá-los na pele, porque a pele os "comerá".

Tome muito cuidado com os produtos de limpeza (e de "bom ar") na cozinha, na casa e no local de trabalho, porque alguns deles são muito perigosos à saúde. Não se intoxique com isso. Muitas crianças estão sempre doentes porque as mães não prestam atenção para esse detalhe.

Uma das armas poderosas para nossa saúde é jejuar alguns dias por mês tomando apenas água ou sucos naturais coados (neste caso é um jejum parcial). O jejum é poderoso, auxilia na desintoxicação orgânica e nos dá novo vigor (Obs: você jejua toda noite, enquanto dorme!). 

Verifique com atenção a temperatura de sua pele, a qual precisa ser sempre quente, mesmo no frio inverno, do contrário você está sofrendo de desequilíbrio térmico, causa de muitas doenças. Enquanto a pele estiver fria, as mãos e os pés frios, a febre nos devora internamente, dando origem a muitas doenças, principalmente impedindo a boa digestão e assimilação dos nutrientes. As principais vítimas dessa febre interna são: os diabéticos, os coléricos, os asmáticos, os bronquíticos, os tuberculosos, os gripados; todos têm pele fria, enquanto a febre devora suas vísceras. Isso se resolve com certas plantas, banhos e uso da argila.

Promova o suor através da sua pele, pois quem não sua está com a pele defeituosa, anêmica.

O chumbo é um metal pesado prejudicial à saúde, por isso jamais obture os dentes com ele e não carregue medalhões de chumbo no corpo.

Não use pastilhas em aparelhos elétricos anti-mosquito no quarto de dormir, porque eles emitem toxinas e aos poucos envenenam nosso organismo. Quantas crianças adoecem por causa disso! (Obs: para evitar pernilongos em sua casa, coloque telas em todas as portas e janelas).

Antes de tomar qualquer droga para eliminar uma dor, procure conhecer a origem de tal dor para poder eliminá-la e, assim, a dor não voltará a importunar. A dor é apenas um grito da natureza pedindo socorro. É um amável aviso que recebemos para tomarmos providências, não para apenas sufocar o efeito, pois isto pode ser perigoso. 

A pessoa mais interessada em sua saúde é você mesmo(a). Por isso, nada mais interessante do que conhecer bem seu organismo, todos os órgãos e glândulas, para poder ajudar a si mesmo(a). Invista em saúde agora para não gastar depois com doenças.

Preste mais atenção nos acontecimentos ao seu redor. Quais são as pessoas mais saudáveis que você conhece: as que não tomam nenhum medicamento ou as que tomam muitos medicamentos? Conhece por acaso algum parente ou amigo que tenha boa saúde porque toma uma grande variedade de drogas? Preste mais atenção ainda no seguinte: as pessoas que tomam tais drogas como medicamentos conseguem se livrar definitivamente de alguma doença crônica, conseguem eliminar as doenças de que se tratam, com tais drogas e recuperar a boa saúde? É claro que não. Isso não significa nada para você? Os antigos não dispunham de nenhum remédio químico e no entanto eram muito mais sadios e fortes do que nós hoje, e usavam apenas tratamentos naturais. Da mesma forma, os animais da floresta não tomam medicamentos e têm uma saúde invejável.

Somos um povo intoxicado por medicamentos, por agrotóxicos, pela poluição ambiental, pelo próprio intestino preso (prisão de ventre) - o que causa a autointoxicação, pelos cosméticos, pelas tintas, pelas substâncias químicas e aditivos presentes nos alimentos industrializados, etc. Pela minha experiência como terapêuta, constato que pelo menos 95% dos doentes estão intoxicados do baço, devido aos medicamentos que tomaram e outras substâncias tóxicas ingeridas. Se não fizerem uma boa desintoxicação, jamais conseguirão recuperar a saúde, mas serão sempre doentes crônicos.

É preciso fazer uma eliminação de vermes do seu organismo, porque eles provocam inúmeras doenças. 

Não fume, pois é impossível ter saúde colocando mais de 4.000 substâncias tóxicas do cigarro no pulmão.

Faça diariamente uma sessão de respiração profunda ao ar livre, para oxigenar o organismo.

Movimento é vida (imobilidade é morte). Jamais deixe de se movimentar, pelo menos faça uma caminhada de meia hora diariamente. Faça natação, hidroginástica, caminhe nas praias, nas montanhas.

Fuja de ambientes fechados, poluídos, fazem muito mal à saúde, porque faltam os preciosos íons negativos, importantes para nossa energia vital e imunidade. A maior quantidade deles será encontrada ao pé de grandes cachoeiras, nas montanhas, dentro das florestas, à beira do mar e nos campos abertos. Dentro de ambientes fechados pode chegar a zero o número de íons negativos, o mesmo acontece dentro de um automóvel com ar condicionado ligado por muito tempo. Por isso as pessoas sentem dores de cabeça, tonturas, cansaço e indisposição nesses ambientes fechados e com ar condicionado ligado. Ao pé de enormes cachoeiras podemos encontrar até 50.000 íons negativos por centímetro cúbico.

Procure gostar do que faz rotineiramente.

Ouça e aprecie uma boa música, jamais um rock pesado.

Promova amizades fortes, abrace essas pessoas, pois elas lhe transmitirão boa energia. Dance com pessoas amigas, sorria, dê boas gargalhadas ou grite em ambientes abertos, cante.

Viva emocionalmente descontraído(a), saiba relaxar sua mente e seus músculos, seus olhos, enfim, todo o seu corpo. Aconteça o que acontecer, mantenha seu equilíbrio emocional, não se deixe abalar com nada. Coloque toda sua confiança em Deus (que está no seu interior).

Não faça dívidas, pois elas poderão se tornar um tormento no futuro, na hora de pagar, e você poderá ficar abalado, enfraquecido emocionalmente e surgirão as doenças, porque nosso corpo é um para-choque de nossas emoções. Siga o seguinte lema: não gastarei o que ainda não ganhei.

Tenha sempre um bom objetivo de vida, mesmo depois de aposentado(a), ocupe-se para não "enferrujar". Lembre-se: pedras que rolam bastante não criam limo. 

Coma gorduras naturais de origem vegetal ou até animal, mas sem passar por nenhum processo de modificação, como era antigamente. A gordura trans, que é hidrogenada e artificial, deve ser eviada a todo custo, porque prejudica a saúde. Porém, a gordura natural é necessária para a saúde do organismo humano. Dizer simplesmente que a gordura faz engordar não é verdade. Caso contrário, toda pessoa magra que come gordura teria que engordar. Porém isso não se verifica na prática. É o desequilíbrio glandular que faz engordar.

Modere o sal, pois ele é considerado um assassino branco. Prefira o sal marinho.

Evite completamente o açúcar branco, uma doce droga viciante e altamente prejudicial à saúde, principalmente devido às perigosas substâncias usadas no refinamento. O açúcar mata até formigas. Use para adoçar o açúcar mascavo, o mel, a stévia.

Evite qualquer adoçante artificial, os ciclamatos, o aspartame, porque são substâncias prejudiciais à saúde humana.

Carnes só de animais criados na natureza, sem hormônios, sem ração artificial feita pelo homem. Portanto, o frango caipira pode ser consumido. A carne de porco é aconselhável evitar, porque é de difícil digestão, tem toxinas, muitos vermes como as solitárias que ela transmite aos humanos. Além disso ele é criado preso, semelhante às galinhas de granja. Os peixes de pesqueiro e lagoas poluídas, tratados com ração contendo hormônios de crescimento e engorda, fazem mal à saúde, causam muito câncer. Não são saudáveis também os camarões, chamados de urubus do mar, nem as lagostas, siris, carangueijos, enfim, os crustáceos marinhos. Carnes curadas também não são saudáveis, são semi-apodrecidas.

Evite tomar antibióticos, pois o nome já é bem claro: anti-bios, isto é, contra a vida. Eles também eliminam as bactérias úteis e necessárias do intestino, gerando muita acidez e campo propício para o surgimento e proliferação do fungo terrível denominado Cândida Albicans. Os antibióticos não matam esse fungo, mas são recomendados indiscriminadamente, gerando muitos problemas para a saúde, sobretudo a intoxicação orgânica. A natureza tem muitos "antibióticos" naturais, muito eficazes e sem causar efeitos colaterais. 

Evite as bebidas alcoólicas, para preservar sua saúde. Ninguém precisa delas.

Não use o forno de microondas, porque ele é muito prejudicial à saúde, porque mata toda a vida dos alimentos que passam por ele. Altera as moléculas dos alimentos. Os alimentos passados por ele são completamente mortos e destituídos da vibração atômica que deveriam ter. Por causa disso, enfraquecem sua imunidade, geram depressão e diminuem a energia vital orgânica.

Evite comer muitas massas, biscoitos, bolos e pães feitos com farinhas brancas, porque formam uma pasta muito grudenta e dura no intestino, o que dá origem à mortífera prisão de ventre, tão comum nas mulheres principalmente. Lembre-se que o intestino é o coveiro da humanidade.

Evite os alimentos e bebidas enlatados, porque estão cheios de artificialismo, de produtos químicos indigestos e acidificantes. Eles não passam no teste bioenergético como produtos saudáveis.

Leite, só mamando na vaca, e mesmo assim corre-se o risco de contaminação pela terrível Rickettsia proveniente do carrapato que picou a vaca, e que dá origem a 40 doenças, dentre elas a fibromialgia.

Use o Ômega 3 para proteger seu coração, deixar limpas as artérias, desobstruir o fígado e evitar as doenças cardiovasculares. A fonte mais usada é o peixe do mar, salmão, sardinha, etc.

Dê sempre preferência aos produtos direto da natureza, porque onde o homem coloca a mão, embalando, enlatando, colorindo, refinando, conservando artificialmente, tudo para ganhar mais dinheiro, faz com que esses produtos deixem de ser saudáveis e confiáveis. Mantenha sempre seu organismo alcalino, para não adoecer.

Use o mínimo de café ou evite-o completamente, porque acidifica o organismo, aumenta facilmente a pressão sanguínea, aumenta o ácido úrico, vicia por causa da cafeína, concorre para a formação de úlceras e gastrite.

Evite o frango de granja devido ao artificialismo como é criado e devido aos hormônios e antibióticos, dos quais seu organismo está cheio.

Evite gatos e cachorros dentro de casa, pois causam inúmeras doenças aos humanos. Transmitem grande quantidade de tipos diferentes dos ovos de vermes, alergias, tosse, diversas bactérias diferentes, transmitem doenças de pele, etc. Há quem beije tais animais na boca e até durmam com eles. Não demora, as consequências de tal insensatez aparecem.

Aprenda a desintoxicar seu organismo, todos os órgãos e o sangue, pois um organismo intoxicado jamais poderá ter saúde.

Os cosméticos são uma grande fonte de alergia, junto com certos produtos de higiene pessoal e limpeza (Não dá para comer, então não esfregue na pele).

O flúor, contido na água pública e nas pastas de dente, é um metal pesado, não saudável. Ele pode afetar a glândula tireóide e favorecer o surgimento da obesidade, pois essa glândula equilibra o peso corporal.

O sol jamais causa um só caso de câncer de pele, porque é uma obra perfeita do Criador. Porém, os venenos, as toxinas, os medicamentos, as vacinas, os produtos químicos que colocamos dentro do corpo (via alimentação, bebidas, etc) o deixam muito ácido, acidez essa que, ao chegar à pele e ser atingida pelo sol, queima e forma o câncer. É fácil de observar isso na prática: quem apanha mais sol do que os índios na natureza e os animais, porém eles não têm câncer de pele, enquanto não tiverem contato com os produtos acima citados.

Lembre-se que nós somos movidos pelas emoções, por isso livre-se o quanto antes de qualquer emoção negativa: rancor, mágoa, desejo de vingança, medo, angústia, porque baixam a nossa imunidade e adoecemos. Controle suas emoções. As feridas emocionais causam transtornos físicos.

Fuja da poluição, dos fortes ruídos, dos venenos agrícolas o mais possível. A agricultura transgênica (soja, milho, etc) desequilibra nosso corpo e o meio ambiente.

A perda do sentido espiritual, gera uma angústia existencial, depressão e muitas doenças.

Nunca se esqueça de que a saúde é um presente da natureza e jamais alguém a poderá comprar.

Muito cuidado com a poluição eletromagnética dos aparelhos eletrônicos e elétricos, como torres de telecomunicações, de celulares, linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, forno de microondas, computadores, telefones sem fio, etc. Procure uma proteção adequada contra a radiação por eles emitida.

Domine o estresse (stress) a qualquer custo, pois ele acaba com nossa energia vital para lutar contra as doenças e afeta a imunidade orgânica.

Saiba dizer não quando o trabalho ou exercícios são excessivos.

Durma em média 8 horas por noite, no escuro e sem ruídos fortes.

Observe que as pessoas mais doentes, sempre são as que tomam remédios. Elas não estão doentes porque faltam remédios, mas porque tomam remédios demais e se intoxicam com eles.

Referência:
[1] Jaime Bruning (terapeuta naturista), Harmonia e Equilíbrio geram Saúde, Publicação do autor: www.jaimebruning.com.br, e-mail: atendimento@jaimebruning.com.br, tels. (19) 3461-7858, (19) 3407-2321. Americana/SP, 2015.

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?