sexta-feira, fevereiro 23, 2018

 

A Cura pela Água - 4


Trechos deste livro [1] de Louis Kuhne (1835-1901)

A doença outra coisa não é senão a presença de substâncias estranhas que se depositam no corpo em consequência de uma digestão incompleta. Estas substâncias se depositam, primeiro, no baixo-ventre; mas a fermentação as distribui, em seguida, pelo corpo inteiro. Toda mudança de temperatura ambiente, toda excitação, qualquer desgosto, qualquer choque é capaz de desalojar e pôr em fermentação as substâncias estranhas do corpo. Toda a nossa vida não é outra coisa senão um movimento contínuo de todas as substâncias. A força vital é mais enérgica nos jovens do que nas pessoas de mais idade. A mesma mudança de temperatura, suficiente para produzir nos jovens uma febre aguda, não é o bastante para excitar a força vital dos mais idosos, de modo que traga consigo uma intenção curativa do corpo (via febre aguda).

Sabemos que o calor dilata todos os corpos e que o frio os contrai. Esta invariável lei da natureza se acha plenamente comprovada no corpo humano. Nele observamos com muita clareza uma dilatação, no calor da febre, e, vice-versa, uma contração dos membros durante o frio, observado sobretudo pelo calçado e pelas luvas. A contração dos membros exerce pressão sobre as substâncias estranhas neles depositadas. Esta pressão os põe em movimento e faz com que retrocedam em direção ao seu ponto de partida, ou seja, para o baixo-ventre. Produz-se, então, uma acumulação de substâncias estranhas nas articulações, porque o caminho não está livre e as articulações se opõem à circulação das substâncias. Ao pressionarem este obstáculo, as substâncias produzem inflamação e fortes dores.

A mudança da temperatura ambiente pode acionar as intenções curativas do corpo, mudando o estado mórbido e latente em um estado agudo. Logo, os fenômenos mórbidos só se apresentam no corpo, nas partes que possuem quantidade suficiente de substâncias estranhas. No início, a causa do depósito de substâncias estranhas é puramente mecânica, simplesmente porque essas substâncias obedecem à lei da gravidade. No corpo as substâncias se depositam nas paredes inferiores e dirigem-se exatamente em direção ao lado sobre o qual nos deitamos durante a noite. Tive um paciente que só tinha reumatismo na perna esquerda: isso porque durante anos dormira sobre o lado esquerdo.

A ciática não é nada mais do que uma inflamação das articulações dos quadris; é gerada da mesma maneira que os reumatismos e, portanto, desaparece de igual modo. Não existe doenças sem febre nem febre sem doença. Toda doença tem como condição indispensável a presença de substâncias estranhas no corpo. Por meio da febre e da fermentação, estas substâncias se distribuem pelos lugares mais afastados do baixo-ventre, seu ponto de partida. Lembre-se que não são as roupas (ou luvas) que aquecem o corpo e, sim, o corpo que esquenta as roupas. Rico que é em sangue, o cérebro se acha em melhores condições do que os pés e as mãos para resistir às substâncias estranhas que sobem à cabeça. Esta resistência produz esfregadura e calor. Temos, pois, a solução do enigma: as substâncias estranhas esfriam as mãos e os pés e aquecem a cabeça [o ideal é barriga quente e cabeça fria, mas a maioria das pessoas têm a barriga fria e a cabeça quente]. No entanto, se as substâncias estranhas penetram em muita grande quantidade na cabeça, acaba cessando também nela a resistência e ela torna-se fria. Todos os que têm as extremidades frias estão sempre sujeitos a padecer de reumatismo.

[continua]

Referência:
[1] Louis Kuhne, Cura pela Água: A Nova Ciência de Curar, Hemus Editora, 7ª Edição, 1996.

Marcadores: , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?