quarta-feira, outubro 11, 2017

 

O Herdeiro


Trechos deste livro [1] de Ana Cristina Vargas.

Eu tenho só uma boca, portanto não preciso de duas canecas. Só posso estar em um local de cada vez; para que desejar um castelo com muitos cômodos? Descobrir o que é essencial na sua vida é o segredo de estar bem. Aprender a conhecer quais são os desejos realmente necessários à sua vida e quais são os supérfluos lhe dará estabilidade para navegar no mar das coisas materiais, e seu coração é seu leme e bússola a um só tempo; se você orientar o rumo às necessidades reais, estará ao abrigo das tempestades geradas pelas paixões alimentadas, quase sempre, pela satisfação dos desejos supérfluos. Se você não se tornou senhor de si mesmo, não queira ter a pretensão de governar ou dirigir os outros.

O afeto dos animais é cheio de liberdade e carinho, eles não nos aprisionam, nem se aprisionam, simplesmente vivem e deixam viver que com eles se relaciona, enquanto que nós os humanos, dotados de plena capacidade de sentir e raciocinar, nos perdemos em apegos pueris e construímos relacionamentos que são prisões, onde se fecham um certo número de pessoas sem, muitas vezes, direito ao exercício da própria individualidade, tornando-se obrigatoriamente modelos do que o outro deseja.

Referância:
[1] Ana Cristina Vargas,  O Herdeiro [Primeiro volume da série Os Quatro Cantos do Mundo], Boa Nova Editora, 2004. ISBN: 85-86470-32-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?