sábado, setembro 09, 2017

 

A Lâmpada Terapêutica

 

Luz Terapêutica: o que é, quando e como usar?

Sabia que o ritmo natural de adormecer e acordar é, de forma natural, determinado pela alternância entre a ausência e a presença da luz solar? As lâmpadas de luz de espectro solar total permitem reencontrar o equilíbrio quando falta a luz solar.

A luz solar condiciona a formação de melatonina e regula a libertação de cortisol, hormônios que orientam as funções do organismo no sentido do adormecer ou do acordar. Do equilíbrio e ritmo da produção da melatonina e do cortisol dependem tanto a qualidade do sono durante a noite como a vitalidade física e mental durante o dia.

A deficiente iluminação por luz solar natural pode comprometer seriamente este equilíbrio. Propomo-nos a ajudá-lo a compreender melhor estes mecanismos e apresentamos algumas soluções que façam diferença no seu dia-a-dia.

A melatonina é o hormônio que regula o adormecer e o acordar e cuja libertação depende da quantidade de luminosidade solar.


Durante o dia, perante a presença de luz solar, o nível de melatonina é baixo, indicando ao organismo que se deve manter ativo física e mentalmente.


Mas, assim que o sol desaparece no horizonte e a luminosidade começa a diminuir, a libertação de melatonina aumenta progressivamente. A subida do nível de melatonina orienta o organismo a preparar-se para dormir e condiciona a alteração dos ritmos físicos e mentais para induzirem o sono.

É na escuridão solar absoluta que a produção de melatonina é mais estimulada, propiciando um sono mais profundo.


O ritmo circadiano da melatonina desenvolve-se, assim, numa alternância de baixos níveis durante o dia e elevados níveis durante a noite.

Estamos programados neste sentido há milhares de anos: o organismo humano está adaptado a esta regular alternância, de forma natural, adormecendo ao início da noite a acordando quando o sol se levanta no horizonte.


Quando falta a luz solar repetidamente, inicia-se um ciclo vicioso de sonolência diurna e insônia noturna. 

Quando o organismo humano vive uma situação em que a luz solar natural se torna escassa ou quase nula por períodos de tempo prolongados de semanas ou meses, a capacidade de manutenção do ritmo cirdadiano da melatonina é perturbada e tem reflexos na sensação de vitalidade durante o dia e na capacidade de adormecer durante a noite. 

A pouca quantidade de luminosidade solar durante o dia impede que a melatonina baixe para os níveis mínimos adequados para o período diurno. Mantendo-se em níveis incorretamente elevados, isso mantém o organismo no "modo dormir”.  Daí que uma pessoa sinta sonolência durante todo o dia, como se nunca estivesse bem acordada.

A escassa luminosidade solar impede, simultaneamente, o estímulo à libertação matinal do cortisol, agravando ainda mais a sensação de fadiga que pode prolongar-se por todo o dia.

Depois de um dia durante o qual a pouca luminosidade solar nunca permitiu que a melatonina baixasse corretamente, o anoitecer não consegue, por seu lado, dar origem a um estímulo de subida da melatonina habitual para o período noturno. Nestas condições, a melatonina não é produzida em quantidade suficiente para desencadear o processo fisiológico do adormecer. 


Quase paradoxalmente, depois de um dia perturbado por sonolência e com sensação de fadiga segue-se uma noite de insônia.


Os habitantes dos países mais afastados do equador, nos invernos de dias curtos e sombrios, e quem trabalha em locais com iluminação exclusivamente artificial, vivem em círculo vicioso, nesta sequência de dias de sonolência e fadiga, com noites de insônia e pouco recuperadoras. 

Luz de espectro solar total (completo): a saída desse ciclo vicioso rumo ao equilíbrio.

 Substitutos da luz solar natural são as lâmpadas de espectro solar total (ou completo). Estas palavras "de espectro solar total” revestem-se da maior importância. De fato, para que uma luz consiga estimular e regular a produção de melatonina pela glândula pineal (epífise), é absolutamente necessário que a radiação luminosa seja composta pelo conjunto completo de todos os comprimentos de onda (ou frequências) que compõem a luz solar. Caso contrário, ela não é eficaz.

As lâmpadas de iluminação habituais não emitem esse espectro solar total.O uso de luz terapêutica, com lâmpadas de espectro solar total, deve tentar imitar o ritmo solar natural com vista ao reequilíbrio do ritmo da melatonina.


De manhã, ao acordar, entre as 7h e as 9 horas deve-se expor a face, especialmente a zona entre as sobrancelhas, à luz terapêutica. Esta exposição visa enviar uma mensagem à sua glândula pineal para fazer baixar a produção de melatonina, estimulando assim o seu processo físico e mental do despertar.
No seu local de trabalho, pode-se continuar a usar um candeeiro com lâmpada de espectro solar total durante a manhã.

Mas depois das 14 horas não deve continuar a expor-se à lâmpada de luz terapêutica. Assim, durante a tarde o seu corpo vai recebendo a informação da ausência de luz solar e, ao fim do dia, ele é capaz de desencadear o estímulo da subida do nível da melatonina e dar início ao processo do adormecer.


Despertador de luz solar total: o alvorecer do sol dentro do seu quarto

A primeira luminosidade do sol a clarear no horizonte, cerca de duas horas antes do nascer do sol, é percebida pela glândula pineal que vai começando a baixar lentamente a libertação de melatonina. A esta baixa gradual de melatonina, o organismo responde com a preparação fisiológica, igualmente lenta e suave, do acordar.


Quem não gosta de acordar sobressaltado de forma repentina por um despertador sonoro e prefere um despertar lento e suave pode optar por um despertador de luz solar que imita o processo natural do acordar. Este tipo de despertador começa a emitir luz de espectro solar total de forma gradualmente mais intensa durante as duas horas que antecedem a hora para que está programado o despertar, proporcionando um processo de acordar natural, tranquilo e com mais energia.

Fonte:  http://esmeraldazul.com/pt/blog/luz-terapeutica-o-que-e-quando-e-como-usar/

Marcadores: , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?