quinta-feira, março 31, 2016

 

Oscar Quiroga - 2949

A paixão destrutiva


O mundo não é uma ilusão e, por isso, é de pouco valor rejeitá-lo em nome de suposta iluminação. O mundo é verdadeiro, é um complexo tabuleiro no qual convivem tendências aparentemente divergentes. Ilusão é que cada uma dessas tendências pretenda ter a razão absoluta sobre a realidade e que todo o resto tenha de se submeter a ela. Isso não é apenas ilusão como uma tendência perversa também, a qual, sob diferentes nomes e personagens tem provocado sofrimento a nossa humanidade. Parece, contudo, que ainda não sofreu bastante para aceitar que o equilíbrio das divergências e sua melhor convivência possível seja uma realidade disponível. Falar de equilíbrio é impensável enquanto a paixão destrutiva continua dando as cartas.

Marcadores:


quarta-feira, março 30, 2016

 

Oscar Quiroga - 2948

O mundo real


Teu sonho de um mundo no qual todos se ajustem aos teus interesses e convencimentos é apenas uma fantasia. Quanto mais rapidamente aceites e trabalhes com a certeza de que no mundo hão de existir e conviver todas as gamas possíveis de diversidades, mais próxima estará tua alma de experimentar aquilo que denominas felicidade. Todas as forças políticas precisam ser contempladas, todas as orientações de gênero, número e grau hão de conviver lado a lado no mundo, todas as interpretações do divino terão de ser possíveis. O mundo é assim, é contraproducente tentar ajustá-lo à perspectiva de que uns precisam dominar os outros para comprovar que estão com a razão. A única razão plausível é a convivência da diversidade. O resto é fantasia.

Marcadores:


terça-feira, março 29, 2016

 

Mensagem de Mãe Maria - 03/2016


Amados Filhos,

Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações. 

Sabeis, neste tempo, que o movimento de vossos pensamentos e sentimentos se revela como a realidade que experienciais pessoalmente e coletivamente.

Vossas ações são a causa de tudo que acontece em vossa Mãe Terra, e em vossas vidas, a origem de todas as situações que vivenciais durante vosso transito por esse vosso planeta.

Nada é esquecido, nada é apagado; tudo fica gravado no livro que registra vossa longa história, e que, somada à história de todos os vossos irmãos, se manifestam como a realidade que enfrentais no dia a dia.

É preciso, pois, vos lembrar que vossos pensamentos, atitudes e ações dão origem sempre a um efeito, mesmo que esse efeito não aconteça de imediato, mesmo que ele esteja separado pelo que chamais de “tempo”, mesmo que esquecido nas profundezas de vossa memória ele existe, e ele se manifesta no momento certo em vossas vidas.

E este é o momentum! Momento de transição para uma nova realidade, momento para o reagrupamento de todos na unidade do espírito, momento de elevação, de uma nova vida em um novo mundo, um mundo de paz.

Momento de vivenciar o amor que liberta, que tudo compreende, amor que perdoa, que doa, amor que transforma, que eleva, que ilumina.

Momento de assumir a responsabilidade por tudo que pensais, sentis e manifestais, momento de enxergar as consequências de tudo que praticais, momento de transformar as consequências das causas que gerastes no passado pelo mergulho profundo nas energias amorosas que precisam de espaço para permear vossos corpos e vossas vidas, liberando o temor, a culpa, o ódio, as doenças, permitindo que vosso presente se purifique para que possais construir um futuro em total sintonia com vossa alma.

Este é o tempo da purificação, o tempo em que tendes a chance de resolver todas as vossas pendências.

Tempo de olhar no espelho, para deixar refletir vossa imagem tão distorcida por ações, pensamentos e sentimentos de tantas vidas, para buscar o reflexo de vossa verdadeira imagem, aquela que precisa emergir e se fazer presente, a imagem que reflete vossa semelhança com o Criador, a imagem que só retorna quando cumprirdes vosso trabalho de transformação.

Transformar o passado, mudando vosso pensamento limitado pelo trabalho árduo, onde a compreensão se faz necessária para que possa emergir o perdão.
Perdão por vós mesmos, e para todos que vos impingiram tantas mágoas, perdão por todas as criaturas por vós desprezadas em decorrência do vosso orgulho exacerbado, da vossa ganância, da vossa total incapacidade de compartilhar pela total ausência de amor.

É preciso olhar para tudo, para a vastidão do vosso passado, para tornar possível a total purificação de vossos corpos, purificação que eleva, que atrai as almas afins, que reúne a grande família e torna possível o resgate do bem comum.

Deixai, pois, que vossos corações acalmem a turbulência que se manifesta neste tempo em vosso planeta e em vossas vidas.

Buscai no silêncio profundo o reencontro com vossa alma, para que possais atrair somente o que vibra na frequência do amor, atrair a beleza, a alegria, resgatando o perene sorriso que acalma, que permite o transcender do limite, que trás de volta o equilíbrio resultante da fusão perfeita entre o homem e a mulher crísticos, duas faces de uma mesma moeda que possui um mesmo valor. 

Bem amados, este é o tempo da redenção. 

Rendei-vos, pois, à vossa essência, permitindo o desabrochar de vossos corpos de luz, para que a vida resgate seu sentido, para que a paz seja um estado permanente onde impera a compreensão, para que a alegria permita o desabrochar da divindade que habita em todos vós. 
  
Que vossas orações continuem alimentando todas as formas de vida, para que desabroche a nova era do amor em todos os corações.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos, e envolvendo a todos no meu manto de proteção porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

SP-07/03/206-Mensagem de Mãe Maria-03-2016 recebida por Jane M. Ribeiro

Marcadores:


 

Mensagem de Mãe Maria - 02/2016


Amados Filhos,

Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.

É tempo de buscar conhecer o que chamais de “vossa realidade”, mergulhando no íntimo, na essência de tudo que tem vida.

A realidade externa é uma ilusão que sempre vos oferece mil variáveis para um mesmo evento; todavia, o íntimo de cada ser é o que há de verdadeiro em tudo a que chamais realidade, em vossa longa trajetória pelos múltiplos aspectos do sentido do viver.

É preciso, pois, buscar conhecer a essência, o âmago de tudo, eis que o conhecer, e somente ele, vos leva à conexão com a ordem imutável de todo o universo, onde tudo tem um porquê e um lugar perfeito.

Sair da confusão é buscar a essência, a semente que cumpre um ciclo e se renova, dando origem a uma nova semente na ordem perfeita revelada pelo Criador.

Sois parte da vida, e ela só fará sentido a vós quando puderdes reconhecer a unidade gerada pelo íntimo de todos os co-criadores que, como vós, buscais romper o véu da ilusão para reconhecer todo o processo da criação e, assim, compreender o porquê do viver, o porquê dos desafios, o porquê do bem e do mal.

Só assim podereis ser donos de vossos destinos, só assim resgatareis a coragem de dar ouvidos somente aos vossos corações, só assim haverá igualdade entre todas as formas de vida, só assim o respeito pelo outro será o reflexo do respeito que tendes por vós, por vossa essência divina, por vossa origem, por vossa missão, que só se completa quando todos se reagruparem numa mesma frequência, a frequência do amor e harmonia, a frequência que vos faz reconhecer a luz do próximo, e dela vos aproximardes para tornar possível a tão esperada redenção. 

Bem amados, buscar dar sentido às vossas vidas é cavar fundo, no âmago do vosso ser, é vos despojar de tudo que não gerou luz em vossas vidas, pensamentos, sentimentos, relacionamentos, ações, é purificar vossa semente nas águas da misericórdia, para que a força da luz emirja e se faça presente em vossa vida, e em vosso mundo, ajudando a mudar, a transformar o caos, o egoísmo e a separação que ainda se fazem presentes em vossa realidade.

Bem amados, buscai o caminho do coração, alterando a rota que trilhastes ao longo de vossa jornada, onde imperou por tantas vidas a ilusão de que vossa mente estreita, comandada por vossos sentidos físicos, podia vos mostrar o melhor atalho e a melhor solução para as inquietações geradas na dualidade de vossos pensamentos, onde tudo é relativo, onde a verdade não consegue se mostrar por inteira, onde a dúvida faz toldar vossa visão, onde o medo se expressa e anula vosso querer, o querer maior de vossa alma que precisa voltar a ser a luz-guia de vossos passos na criação de um mundo melhor.

O amor constrói, o medo destrói! 

Buscai, pois, ouvir vosso coração, buscai reconhecer a beleza da vida, buscai compreender, tudo e todos, buscai sempre estender a mão, buscai, pela rota do amor, o caminho da redenção.

Bem amados, que nesta Páscoa que se aproxima mais uma vez possais mergulhar na mente crística, que só precisa da vossa vontade, e do vosso trabalho árduo de transformação, para emergir gloriosa na luz de Mestre Jesus, que mais uma vez ilumina vosso planeta e todas as formas de vida, para fazer relembrar que através Dele podereis retornar ao Pai.

Que vossas orações, plenas de amor e devoção, continuem gerando a compreensão que cada ser precisa resgatar, a compreensão de que sois luz, sois filhos do Altíssimo, sois a centelha que precisa se reintegrar aos vossos iguais, para tornar possível o paraíso na Terra.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

SP- 01/03/2016- Mensagem de Mãe Maria-02-2016 recebida por Jane M. Ribeiro.

Marcadores:


 

Mensagem de Mãe Maria - 05/2016


Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.

A Paz é atributo indispensável a ser ancorado em vossas vidas, para que possais restabelecer o contato com o mundo espiritual através de vossas almas.
Sem paz não há discernimento, sem paz não emerge a sabedoria, sem paz sois incapazes de reconhecer a voz que vos guia, orienta e abençoa.

Cultivai a paz procurando exercitar esse atributo diuturnamente; não existe forma ou modelo ideal; existe, sim, vossa fé e determinação na busca do reconhecimento desse estado de ser que trás à tona essa voz em vossos corações.

Hoje a humanidade vive em permanente estado de aflição, mais e mais mergulhada nas atribulações do mundo ilusório, onde o tempo se torna cada vez mais limitado.

Percebeis, amados, como sois escravos do tempo, e como também sois escravos de tudo que reconheceis no mundo ilusório da matéria!

O tempo é o limite que mais vos escraviza no dia a dia. Nunca achais que o tempo é suficiente para vossos afazeres apesar de contardes, cada vez mais, com a tecnologia que vos possibilita imprimirdes maior velocidade na consecução de vossos desejos e vossas vontades.

Percebeis que vossos meios de comunicação vos permitem entrar em contato com o mundo em poucos instantes, bem como vos locomover muito rapidamente para qualquer parte de vosso planeta, mas, paradoxalmente, o tempo se torna mais e mais insuficiente para concretizardes todos os vossos desejos e afazeres, o que vos torna mais tensos e angustiados.

Refleti, amados, refleti sobre as barras do tempo que vos aprisionam no mundo da matéria tornando vosso dia a dia cada vez mais limitado.

Lembrai-vos que no mundo espiritual não existe essa dimensão de tempo que vossos egos/personalidade criaram como forma de vos controlar.

Existe, sim, o “aqui e agora”, e é esse “aqui e agora” que precisais reconhecer, que precisais vivenciar, trabalhando o presente, só o instante sagrado do presente para que possais começar a vos desvencilhardes das barreiras do tempo que vos aprisionam, vos angustiam, vos desgastam, vos desajustam e vos fazem envelhecer.

É preciso perceberdes que continuareis escravos do tempo, na terceira dimensão, se não liberardes o passado, e se continuardes buscando respostas para um futuro que ainda está por vir. 

A vida É, bem amados, é o agora, é o momento, é o segundo que reflete sempre todas as vossas experiências passadas, presentes e futuras, e essas experiências precisam ser vividas no aqui e agora, para que possam ser reincorporadas ao vosso Eu Superior, à vossa alma, para que a compreensão transforme, rapidamente, o conhecimento em sabedoria.

Sois fontes cristalinas de amor-sabedoria, e o amor-sabedoria gera a compreensão da misericórdia que permite o fluir do perdão.

O perdão vos liberta do apego a pessoas, fatos e situações do passado que não vos permitem seguir em frente, pois agem como cordões invisíveis que cerceiam vossos passos para a concretização de vosso propósito maior, o propósito de ser feliz.

Entregai-vos, pois, ao profundo silêncio que desvela vossas almas, para que as pendências venham à tona, e possam ser encaradas como desafios a serem ultrapassados neste instante sagrado, devolvendo-vos, pela força do perdão, a liberdade tão almejada, aquela que permite a vós seguir em frente sob a orientação de vossas almas, não importando o quão difícil seja seguir o coração em detrimento da razão.

Bem amados, mergulhai no silêncio, exercitai vossa vontade, liberai as amarras do passado e entregai-vos ao momento presente, para que a vida seja vivenciada no compasso do tempo cósmico, permitindo-vos romper as barreiras do tempo físico, para que possais galgar mais um passo em vossas evoluções.

Que vossas orações continuem nutrindo de fé, amor e esperança todos os vossos irmãos, para que todos possam crescer em verdade e espírito e, assim, reencontrar o caminho que leva à redenção.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

SP-28/03/2016-Mensagem de Mãe Maria-05-2016 recebida por Jane M. Ribeiro.

Marcadores:


 

Oscar Quiroga - 2947

DERRUBAR A PARCIALIDADE

Os argumentos e justificativas que arquitetaste minuciosamente para que tua posição se tornasse irrefutável, sinto muito informar, serão refutados e cairão por terra. 

Um dia isso tinha de acontecer, tu sabias do começo que havia parcialidade em tua posição e que, para sustenta-la tiveste de agregar mentiras ao teu discurso, inofensivas, pensaste no momento, mas o tempo passou e elas emergem te ofendendo, já que não são fortes o suficiente para continuar sustentando tua posição. 


Em tempos normais conseguirias agregar novas mentiras e assim o tempo continuaria passando sem, aparentemente, nada demais acontecer.


Porém, os tempos atuais não são normais e, por isso, te convém colocar a mão no coração e, dentro de teu alcance, contribuir derrubando tua parcialidade e aceitar algo maior do que ela.

Marcadores:


segunda-feira, março 28, 2016

 

Oscar Quiroga - 2946

Sempre há uma mentira


Os conflitos e discórdias em que tua alma está mergulhada e dos quais se queixa como se fossem penúrias impostas pelo misterioso destino, na prática foram minuciosamente arquitetados por ti. Tudo começa na repetição constante e silenciosa de convencimentos, visões da realidade que, pela sua parcialidade, te conduzem a tomar partido e a defender teus interesses. Sim! Não defenderias o que defendes se não houvesse algum interesse concreto ou abstrato envolvido. Isso seria normal? Considerando que a normalidade é uma abstração estatística, a resposta é sim, nada além do normal que tu faças isso. Se tudo é normal, por que a queixa sobre o estresse que os conflitos produzem? É que tu sabes que todos esses convencimentos são parciais e temporários, sustenta-los envolve alguma mentira, sempre.

Marcadores:


domingo, março 27, 2016

 

Túneis Retos com Milhares de Quilômetros?


Na natureza terrestre não ocorre acidentes geológicos em linha reta por milhares de quilômetros, não é mesmo? Se ocorrerem muitas retas próximas da superfície com essa característica, é uma indicação que elas são estruturas construídas artificialmente pela inteligência humana (ou extraterrestre), não é mesmo? Uma opção do Google Maps apresenta as fotos de toda a superfície da Terra tiradas via satélites, tanto a parte terrestre como a parte marítima. Na parte marinha, as fotos de satélite apresentam muitas linhas retas, no fundo dos oceanos, muitas com milhares de quilômetros. Verifique, por exemplo, as fotos de satélite do fundo do Oceano Pacífico, a oeste do Peru. Certamente,  as inúmeras linhas retas são construções artificiais! Que poderiam ser? Minha opinião: são os locais das redes de túneis por onde passam os trens supersônicos (com velocidade até acima de Mack 2,0) movidos por levitação magnética, que é mantido como um segredo por todos os governos do planeta! Você tem uma outra explicação para isso?

Veja, por exemplo, este vídeo do YouTube:

 https://www.youtube.com/watch?v=LC6kDUjHVng

Marcadores: , ,


 

Oscar Quiroga - 2945

A lucidez


Enquanto teus inimigos conseguirem que tu sustentes ódio e desprezo em relação a eles, tua alma continuará derrotada. Compadece-te deles e delas, estão aí, inconscientes e cheios de si nas suas parciais visões da realidade, te atormentando, sem sabê-lo, para que tu não sejas parcial como eles. Deixa de lado as razões que parecem comandar o jogo, essas são todas parciais e temporárias, há milhares de anos os humanos são inimigos dos outros apenas porque incapazes de ampliar suas visões e, por isso, apegados a razões parciais. Tu tens inimigos e os odeias porque tu também és parcial em tuas visões, se assim não fosse, haveria ainda quem te odiasse, mas isso te seria indiferente e essa indiferença seria tua vitória completa sobre teus inimigos. Isso não se obtém com entorpecentes, mas com lucidez.

Marcadores:


sábado, março 26, 2016

 

Oscar Quiroga - 2944

Ama teus inimigos


Quando te tornes capaz de agradecer aos teus inimigos por, às avessas, te mostrarem o caminho; quando sejas capaz de agradecer sinceramente aos teus inimigos por te estimularem a ser uma pessoa melhor e garantir uma visão mais ampla da realidade; quando do fundo do teu coração emerja o agradecimento luminoso por teus inimigos serem respeitáveis presenças que te indicaram que devias dar tudo de ti para afirmar teu caminho, então e somente então os terás derrotado, porque não mais precisarás deles. Então e somente então o veneno que te corroía terá se transmutado no antídoto e tu não precisarás mais repetir a mesma coreografia com personagens que mudam de nome e endereço apenas. Ama teus inimigos, não para lhes dar beijinhos nem para te deitar com eles, respeita suas presenças enquanto os destróis.

Marcadores:


sexta-feira, março 25, 2016

 

Oscar Quiroga - 2943

O acesso à única Vida


Te parece que tudo é muito difícil e sonhas com um mundo maravilhoso no qual todas as pessoas sejam gentis e te facilitem o caminho? Observa melhor ao teu redor, todos teus semelhantes pensam o mesmo; todos, dentro de suas visões parciais se posicionam no lugar da luz e consideram que o que não se ajustar a essa parcial visão seja sombra. Agora percebe, tu, dentro dessa parcialidade, és alguém que outrem considera sombra, com a mesma autoridade que tua própria parcialidade faz com que consideres que esse mundo seja tomado pela sombra e, claro está, tua presença está dentro da luz. Agora transcende e aceita que uma só Vida permeia e sustenta o Universo inteiro, luz e sombra são indiferentes para essa única Vida. Enquanto fores parcial não terás acesso a essa única e maravilhosa Vida.

Marcadores:


quinta-feira, março 24, 2016

 

Oscar Quiroga - 2942

Age todos os dias


É irrelevante que veneres o céu e abomines o inferno, poderias fazer exatamente o contrário e nada mudaria, a não ser a aparência de tua postura parcial em relação à Vida. Tu queres ser diferente, tu pretendes ser maior, tu aspiras a algo melhor, essas são posturas que dignificam tua presença, são declarações de que tua alma não se avassala pela esmagadora realidade, é um fio de consciência que te resgata do lugar comum. Dá um passo adiante, age todos os dias para encontrar o lugar de equilíbrio e te orientar pela necessidade, pois, o fato de teres nascido humano te torna um agente do destino, tu não estás aqui na posição de observador, mas de agente. Age então! Sai do lugar comum de emitir opiniões que não se sustentam em atitudes concretas, ousa agir em nome da aspiração a algo melhor e maior.

Marcadores:


quarta-feira, março 23, 2016

 

Mensagem de Mãe Maria - 04/2016


Amados Filhos,

Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.

As portas do céu se abrem para compartilhar mais uma Páscoa de Renascimento com todos vós.

Páscoa de unidade, de fraternidade, Páscoa permeada pelo amor incondicional ancorado por vosso amado Mestre Jesus em sua jornada por vosso planeta, Páscoa de paz.

Sim, o amor, a verdade e a paz foram o tripé que sustentou a jornada de meu amado filho por vossa Mãe Terra, levando-vos, passo a passo, a reconhecer a trilha da redenção.

Sem amor nada é duradouro, sem amor a mente se turva, o coração se fecha e a verdade jaz camuflada num mundo de conflitos, caos e confusão.

Só o resgate da frequência do amor pode vos devolver a serenidade que busca o equilíbrio para exercitar a compreensão.

Ninguém compreendeu mais vosso mundo, e a natureza de seus habitantes, como vosso amado Mestre Jesus.

Das profundezas de seu “ser humano”, ele sempre buscou revelar sua origem divina, para demonstrar a todos vós que sois humanos e sois divinos, e como humano-divinos podeis todos, sem distinção, revelar a grandeza que Ele revelou, abraçando a perfeita unidade com o Pai, recebendo Dele toda a luz a ser manifestada na Terra por todos os seus habitantes.

Sim, sois luz amados! A mesma luz que brilha em vós, e que precisa vir à tona, foi revelada por vosso Mestre quando da sua passagem pela Terra, e quando a luz brilha em vós tudo ao vosso redor se transforma, toda a escuridão se dissipa, tudo se torna transparente e, na transparência, impossível manter a dissimulação, a mentira, o engodo, a inveja, e tantos sentimentos discordantes que ainda se manifestam em vosso planeta.

Correi, pois, em busca da purificação de vossos corpos, mentes e corações, para que nesta Páscoa que se aproxima, quando vosso amado Mestre se revela a toda a humanidade, possais desvelar a transparência de vosso corpo, pela purificação do vosso espírito, para que a luz do Mestre preencha todos os corpos, faça conhecer todas as mentes crísticas, dê vazão ao amor latente em todos os corações, permitindo o emergir da verdade que leva, pela compreensão, à paz planetária.

Bem amados, quão especial é este momento para a elevação das mentes e corações de toda a humanidade.

Acreditai no que a vida vos tem mostrado, aceitai o poder que eleva e renova, o poder que reunifica vossos muitos corpos para fazer revelar vossos corpos de luz.

A luz se faz presente em vossas vidas; olhai, pois com os olhos do coração para tudo e para todos, para que se cumpra a vontade do Pai, que nada mais é do que a unidade de todos os seus filhos, unidade de corpo e alma, para que os céus e a terra novamente se fundam no casamento sagrado que trás à luz o novo tempo, a nova Terra, os verdadeiros Filhos da Luz que se reconhecem e se respeitam, que se dão as mãos para usufruir da abundância infinita que se derrama igualmente para todos pela ação da Justiça Divina.

Sem amor não há justiça, sem justiça não há paz. Deixai, pois, brotar as sementes do Amor Divino, da Justiça Divina e da Paz Divina, para que o Cálice que sustenta a Luz nesse vosso planeta possa, finalmente, pelas mãos de todos vós, se fundir ao Pai.

Bem amados, que esta Páscoa possa gerar os frutos da liberdade, e que vossas orações continuem sendo o suporte para o renascer de todos os Filhos da Terra.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

SP-22/03/2016-Mensagem de Mãe Maria-04-2016 recebida por Jane M. Ribeiro.

Marcadores:


 

Oscar Quiroga - 2941

Uma só vida


Uma só Vida permeia e sustenta o Universo inteiro e conecta todos os seres e objetos, infinitos e infinitesimais. Em teu íntimo reconheces claramente a verdade, essa é a Vida daquilo que chamas de tua vida. Reconhecer a verdade é a Iniciação que recebeste para que, em primeiro lugar, lutes contra tudo que te impede sustentar essa percepção e conquistar uma experiência mais abundante de Vida. Quais são os impedimentos? Todas as divisões moralistas que tentam desviar tua atenção de que seja uma só Vida a que sustenta toda a diversidade do Universo. Divisões fantasiosas como a de que mente e coração não se entendem, que corpo e alma estão em conflito, que luz e sombra são adversários e por aí vai a lista que, na prática, só te causam problema e te impedem ser como a Vida é.

Marcadores:


segunda-feira, março 21, 2016

 

Oscar Quiroga - 2940

O momento sempre foi agora


Cada justificativa que inventas para te abster da ação necessária é um peso que se agrega ao fardo que carregas em tua consciência. De forma inadvertida, mas com certo toque de agressão, opinas que não fazes o que sabes ser necessário porque a 'sociedade' não te permite. No fundo reconheces a falácia de teu discurso, mas ainda assim preferes continuar ganhando tempo, para que? Para continuar te abstendo de fazer o que sabes ser necessário? O momento é agora, sempre é e continuará sendo agora! E em determinadas épocas, em que várias e diversas questões convergem para te sacudir e te informar claramente que continuas perdendo o precioso tempo de tua existência, reages com ainda maior agressividade a tudo, como se o mundo te perturbasse e fosse um corpo estranho do qual tua presença está desvinculada.

Marcadores:


domingo, março 20, 2016

 

Oscar Quiroga - 2939

Equilíbrio dinâmico


Resiste ao anseio tentador de imaginar que tua felicidade pessoal dependeria inteiramente de alguma parte do mundo deixar de existir. No Universo há lugar para tudo e para todos, precisas te aliar a esse equilíbrio dinâmico se pretendes ser feliz de verdade. Eventualmente terás de lutar contra adversários, mas nunca o faças pela motivação de destruí-los completamente, pois, só mudarão de nome e endereço, surgirão de novo em outro momento e assim continuará acontecendo até que te posiciones no lugar do equilíbrio dinâmico que o próprio Universo é. Essa será tua verdadeira vitória, adquirirás equanimidade, tua alma será imparcial e desapaixonada, o que não significará que nada te comoverá, mas que sempre saberás colocar tudo e todos nas suas devidas proporções dentro da esfera da retidão.

Marcadores:


sexta-feira, março 18, 2016

 

Oscar Quiroga - 2938

O início


Sim, tu és uma estrela escondida numa jaula sofisticada de tecidos e fluídos, tu sabes disso. Por que então continuas privilegiando a pele em vez de resgatar a estrela que é a Vida de tua vida? Esperas, por desventura, que isso aconteça automaticamente? Ficarás esperando, então! Entende, tu não precisas rejeitar o físico que tu também és para privilegiar a estrela, mas precisas, sim, colocar tudo nas suas proporções certas e preservar o equilíbrio de forças de forma constante. O Universo funciona assim e te protege nessa colossal empreitada que, de início, te confronta com os meandros cheios de justificativas para que desistas. Se, por ventura, estás nessa situação, aceita o privilégio, porque observaste as dificuldades como resultado de teres iniciado o resgate da estrela.

Marcadores:


quinta-feira, março 17, 2016

 

Oscar Quiroga - 2937

A influência do futuro


Tu te acostumaste a pensar que o ser adulto em que te transformas seria o produto de teu passado, em dependência de tua memória genética, de tua educação, do impacto da influência do meio ambiente e dos traumas e alegrias que por ventura experimentaste. Essa é uma meia verdade, esse é o ser psicossocial em que te transformaste. A outra metade da verdade é uma vocação que te chama do futuro, um pressentimento, uma aspiração que te sugere experimentar algo que não está no roteiro anterior, mas que te vincula a outra dimensão. Ao te atreveres a ir nessa direção reconheces o que te conecta ao infinito e, assim, de ti se irradia uma influência que contagia o mundo a te seguir. O futuro te influencia tanto quanto o passado, mas tu precisas lhe dar passagem, porque em ti nada acontece automaticamente.

Marcadores:


quarta-feira, março 16, 2016

 

Oscar Quiroga - 2936

Sabedoria é equilíbrio


O Universo é um colossal sistema de distribuição de vida cujas diversas entidades individuais ou grupais se ocupam de distribui-la de acordo com o alcance de suas capacidades de percepção. Em nossa humanidade esse processo sofre uma crise de profundo impacto, porque deixa de ser automático para se transformar numa decisão que cada indivíduo há de tomar no foro íntimo de sua alma, como resultado de suas reflexões e do alcance de sua percepção. Sentimos que podemos nos integrar a algo maior e aspiramos a isso, temos ao mesmo tempo nossos desejos particulares para satisfazer e nos desgarramos interiormente em conflitos por isso. O Universo funciona em equilíbrio dinâmico de forma constante, nós podemos também fazer isso, mas precisamos decidi-lo, aproveitando as experiências e nos tornando sábios.

Marcadores:


terça-feira, março 15, 2016

 

Oscar Quiroga - 2935

Homeostase


Temporariamente alguém vence e outrem é derrotado, porém, a situação continua a mesma, porque no jogo de ver quem tem a última palavra e qual razão prevalecerá o único objetivo realizado é a temporária vitória de uns e a temporária derrota de outros. É um jogo egoísta, sem substrato maior e, por isso, na verdade resulta na derrota de todos. Ora tu experimentas o sabor da vitória, ora tu experimentas o sabor da derrota, mas no fundo todos são derrotados ao carecerem de um objetivo maior que inclua o equilíbrio de forças. O Universo é homeostase permanente, age constantemente para preservar o equilíbrio dinâmico, se o teu objetivo não se alia a esse processo, necessariamente será derrotado. Isso é destino.

Marcadores:


segunda-feira, março 14, 2016

 

Oscar Quiroga - 2934

A luta inglória


Quem está com a razão? Todos e ninguém! Aquele que enxergar o panorama amplo que alinhava todas as diferentes e divergentes razões conseguirá afirmar que realmente tem uma razão superior, mas pela própria natureza de sua percepção deixará, de imediato, de tentar posicionar-se no lugar da última palavra. A percepção mais ampla é acompanhada da atitude equânime, do julgamento imparcial de todas as razões divergentes que desejam digladiar-se, mas sem esperança de encontrarem algum ponto em comum, apenas para destruir-se umas às outras e deixarem atrás de si um terreno devastado. Qualquer semelhança com o momento histórico da Terra Brasilis não é mera coincidência, é a reedição do que acontece ciclicamente com nossa humanidade por ela continuar investindo numa luta inglória que engole seus participantes.

Marcadores:


domingo, março 13, 2016

 

Cuidado com o Alumínio !

Aluminio_01Se seu cabelo está caindo, desconfie do alumínio... Este metal, quando em excesso no organismo, provoca grande oleosidade no couro cabeludo e vai sufocar a raiz dos cabelos. Usar xampus contra a oleosidade ajuda, mas se você não eliminar a causa, vai perder muito cabelo. Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição (com as pernas cruzadas, por exemplo).

Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro, causando o mal de Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose.

Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais... E também vai para dentro das suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebrais (trombose) e genitais (frigidez e impotência).

Aluminio_03Para o Dr. Mauro Tarandach, da Sociedade Brasileira de Pediatria, graças ao avanço da biologia molecular no que tange ao papel dos oligo-elementos na fisiologia e na patologia, está bem claro o papel do alumínio nas doenças da infância. Os sintomas clínicos da intoxicação por alumínio nas crianças, além da hiperatividade e da indisciplina, são muitos: anemia microcítica hipocrômica refratária ao tratamento com ferro, alterações ósseas e renais, anorexia e até psicoses, o que se agrava com a continuidade da intoxicação
.
Atualmente se utiliza a biorressonância para avaliar o nível do alumínio e outros metais. O método é muito menos dispendioso, podendo ser utilizado no consultório ou na casa do paciente.

E de onde vem o alumínio para o organismo? Das panelas de alumínio, por exemplo, que vêm sendo proibidas em muitos países do mundo.

Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode usar essas panelas, devido à proibição do governo italiano. É que as panelas de alumínio contaminam a comida intensamente. Para você ter uma idéia: pesquisa da Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido.

Isso só ao preparar a comida. Se a comida ficar guardada na panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quintuplicar.

Viu por que vale a pena trocar de panelas? Mas não é só.

Aluminio_02Sabe, as latinhas de refrigerantes e cervejas, hoje tão difundidas no Brasil? Pesquisa do Departamento de Química da PUC demonstrou que elas não são fabricadas de acordo com os padrões internacionais. Em conseqüência, seu refrigerante predileto pode conter quase 600 vezes!!! mais alumínio do que se estivesse na garrafa.

E, além do alumínio, foram demonstrados pelo mesmo estudo mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde nessas latinhas, como o manganês, que causa o mal de Parkinson, o cádmio, que causa psicoses, o chumbo, que é tão encontrado no organismo de muitos assassinos, e outros. Que tal? Prefira as garrafas, tá? Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é mais pesado do que o magnésio) e já foi muito caro. Naquela época, Napoleão III, imperador da França, pagou 150 mil libras esterlinas por um jogo de talheres de alumínio.

Esse metal tem espantosa versatilidade, sendo utilizado em muitas ligas metálicas.

Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em panelas, embalagens aluminizadas, latas de refrigerantes e cervejas, antiácidos e desodorantes antitranspirantes, assim como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem. Nestes, pode causar paralisia dos membros posteriores, o que leva ao sacrifício precoce dos animais. Em suma, o alumínio é muito útil... porém mortal.

Dr. Sérgio Teixeira
R. Visc. Pirajá 608 s/609 Ipanema,
Rio de Janeiro, RJ
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:  http://www.yogavital.net/aluminio-util-e-mortal.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



COMO O ALUMÍNIO AFETA A SUA SAÚDE


O alumínio é o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo precedido apenas pelo silício e pelo oxigênio. No homem, sua toxidade está reconhecidamente associada à várias complicações clínicas, destacando-se as doenças cerebrais como Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.

O alumínio se deposita em maior quantidade no cérebro e depois nos pulmões e nos ossos.

Diversas doenças são associadas as taxas elevadas de alumínio no organismo:

1. DOENÇAS CEREBRAIS
O alumínio tem sido associado a diversas doenças cerebrais. Segundo o órgão oficial americano, “Public Health Service Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR)”, o alumínio causa desde efeitos discretos como diminuição da atenção e da concentração, diagnosticadas apenas através de testes, sendo seguido de sintomas neurológicos subjetivos até um comprometimento mais severo da capacidade psicomotora e cognitiva, podendo ser responsável pelo desencadear de quadros Demenciais, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

a. MAL DE ALZHEIMER
A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. Nesta doença ocorre o declínio persistente, em múltiplos domínios das funções cognitivas e não cognitivas. O declínio das funções cognitivas é caracterizado pela dificuldade progressiva em reter memórias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer cálculos numéricos e julgamentos de valor, manter-se alerta, expressar-se na linguagem adequada, manter a motivação e outras capacidades superiores. Perder funções não cognitivas significa apresentar distúrbios de comportamento que vão da apatia ao isolamento e à agressividade.

O Mal de Alzheimer, que é uma demência precoce, afeta cerca de 26 milhões de pessoas no mundo e cerca de 500 mil no Brasil.  Embora existam casos esporádicos em pessoas de 50 anos, e a prevalência na faixa etária de 60 a 65 anos esteja abaixo de 1%, a partir dos 65 anos ela praticamente duplica a cada cinco anos. Depois dos 85 anos de idade, atinge 30 a 40% da população.
A doença de Alzheimer é uma doença multifatorial, causada por fatores genéticos e ambientais. Em pessoas predispostas geneticamente, o alumínio é certamente o fator ambiental mais importante no desencadear dessa doença segundo estudos recentes.

O papel do alumínio no Alzheimer tem sido estudado nos últimos 40 anos. Embora os resultados dos estudos ainda não sejam conclusivos, uma vez que essa doença é provavelmente devida a múltiplos fatores,  o papel do alumínio vem sendo cada vez mais enfatizado. Nas autópsias, foi encontrado uma quantidade muito maior de alumínio no cérebro de pessoas portadoras do Mal de Alzheimer falecidas, inclusive com teor maior de alumínio nas regiões do cérebro mais comprometidas, em relação ao cérebro de pessoas falecidas que não haviam apresentado nenhuma doença cerebral. Estudos epidemiológicos também evidenciaram uma incidência maior de casos de Alzheimer em regiões aonde o teor de alumínio na água é maior.

Alguns pesquisadores têm encontrado evidências de que o uso prolongado de desodorantes com antiperspirantes, que são produtos que contem uma grande quantidade de alumínio, está associado a uma chance maior de desenvolver o Mal de Alzheimer.

b. MAL DE PARKINSON
A Doença de Parkinson é devida à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente. Os sintomas motores mais comuns são: tremor, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Entretanto, manifestações não motoras também podem ocorrer, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.

A doença de Parkinson é uma das condições neurológicas mais freqüentes e sua causa permanece desconhecida. As estatísticas disponíveis revelam que a prevalência da doença de Parkinson na população é de 150 a 200 casos por 100.000 habitantes e a cada ano surgem 20 novos casos por 100.000 habitantes. Alguns estudos tem associado essa doença a intoxicação por alumínio, tanto a maior frequência da doença de Parkinson em países onde as taxas de alumínio na água são maiores, quanto as lesões cerebrais causadas pela intoxicação pelo alumínio.

c. ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA – ELA
A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA), também designada por doença de Lou Gehrig e doença de Charcot,  é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Alguns estudos tem associado essa doença a intoxicação por alumínio, devido a sua maior frequencia em países onde as taxas de alumínio na água são maiores, e as maiores taxas de alumínio nas regiões afetadas do cérebro de pessoas falecidas devido a Esclerose Lateral Amiotrófica.

d. EFEITOS NEUROLÓGICOS NA INFÂNCIA
Perda de memória, fadiga, depressão e alterações comportamentais e do aprendizado foram relatadas em crianças, assim como anemia microcítica e doenças ósseas.

O alumínio, devido ao comprometimento cerebral que causa, tem sido associado a HIPERATIVIDADE INFANTIL E AO DEFICIT DE ATENÇÃO.

e. DEMÊNCIA
Pacientes submetidos a diálise realizada com água contendo alumínio e utilizando antiácidos a base de alumínio podem desenvolver um quadro demencial, que pode ser agudo ou crônico. No quadro agudo, o início da neurotoxicidade pode ser abrupto e caracterizado por confuão mental, convulsões, coma e morte. Os quadros crônicos são caracterizados pela perda gradual da capacidade motora, da fala e das funções cognitivas.

2. DOENÇAS ÓSSEAS
A  osteoporose no adulto e fragilidade óssea na infância e na adolescência são doenças que podem ter como um dos fatores a intoxicação pelo alumínio.

O alumínio aumenta a mobilização do fosfato ósseo causando uma perda de cálcio nos ossos. Na infância e na adolescência que são períodos de formação e crescimento ósseo, o alumínio pode causar ossos mais fracos com osteopenia e até mesmo fraturas. No adulto pode ser responsável pela perda óssea com conseqüente aumento da osteopenia e da osteoporose.

3. OBESIDADE
Um estudo realizado em 2007, no Canadá, reuniu evidências de que o alumínio interfere no mecanismo mitocondrial de produção de energia causando obesidade.

4. GRAVIDEZ  E ALEITAMENTO
O alumínio atravessa a barreira placentária indo da mãe para o bebê em formação. O alumínio também passa para o bebê através do leite materno. A presença do alumínio no cérebro em formação pode ter efeitos profundamente danosos.

5. CANCER
O organismo americano especializado em pesquisas sobre o câncer, “The International Agency for Research on Cancer (IARC)”, considera o alumínio como um cancerígeno para o ser humano.

FONTES DE ALUMÍNIO
O ar, desodorantes anti-transpirantes (ricos em alumínio), cosméticos, aditivos alimentares, chá, a água , alimentos cozidos em panelas de alumínio, são fontes de alumínio que podem ocasionar uma intoxicação.

a. ALIMENTOS
Nos alimentos a concentração mais elevada de alumínio é encontrada em conservas de picles e de queijos, além do fermento.

Em relação aos alimentos enlatados os estudos são controversos, mas estudos já documentaram um aumento expressivo na quantidade de alumínio presente em bebidas enlatadas, estocadas em recipientes de alumínio, como refrigerantes, cervejas e chá. Assim, a questão permanece controversa, pois neste estudo os autores concluíram que as pessoas que utilizam freqüentemente bebidas enlatadas podem estar consumindo quantidades de alumínio consideravelmente elevadas.

b. PANELAS
Os utensílios de alumínio utilizados no preparo dos alimentos, principalmente as panelas, podem ser uma fonte importante de intoxicação.  Os estudos indicam que vários são os fatores que influenciam a migração do alumínio do utensílio para os alimentos: a qualidade da liga de alumínio utilizada pela indústria, o tempo de uso do utensílio, o tempo da duração da cocção dos alimentos, o pH do alimento e a presença de sal ou açúcar, entre outros. Sabe-se que a presença de sal ou de açúcar, durante o cozimento dos alimentos, faz com que uma quantidade maior de alumínio se desloque da panela para o alimento.

Os alimentos ácidos, como por exemplo o tomate, incorporam uma quantidade maior de alumínio da panela durante o seu cozimento. O café também, quando feito em um utensílio de alumínio também incorpora uma quantidade significativa deste metal. As panelas novas transferem uma quantidade maior de alumínio para os alimentos do que as panelas mais desgastadas. Entretanto, quando o tempo se prolonga para 15 ou 30 minutos de fervura, tanto as panelas novas quanto as usadas transferem alumínio na mesma quantidade para os alimentos.

Com relação ao tipo de panela, foi demonstrado que formas de bolo não acarretam aumento no consumo diário desse metal. O mesmo não se pode dizer quando o utensílio analisado é a panela de pressão, nesta há um acréscimo muito significante na quantidade final de alumínio. Já utensílios como frigideiras e panelas comuns, apresentam semelhança no que diz respeito à liberação de alumínio nos alimentos. Neste caso, o fator diferencial mais expressivo é o próprio alimento, utilizado na preparação, do que o tipo do utensílio propriamente dito.

Outro fator que merece destaque é o da composição da liga de alumínio utilizada pela indústria, que pode ser de 2 tipos principais: 1) alumínio/silício/ferro e, 2) alumínio/silício/manganês. Os utensílios feitos com liga contendo manganês liberam uma maior quantidade de alumínio nos alimentos, quando comparados com a liga contendo ferro.

c. ÁGUA
A água também pode conter alumínio dependendo da sua origem e tratamento. Em muitas cidades o alumínio é utilizado como floculante no tratamento da água para torná-la potável. Além disso, nos últimos anos, um acréscimo no conteúdo de alumínio ocorreu nas águas em decorrência da chuva ácida.

Por outro lado, pacientes com insuficiência renal crônica estão constantemente expostos a altos níveis de alumínio através da água utilizada na diálise e, muitos destes apresentando efeitos decorrentes desta exposição: anemia, osteomalácia e encefalopatia.

d. MEDICAMENTOS
Medicamentos como antiácidos, contendo hidróxido de alumínio, podem também contribuir para um aumento na ingestão de alumínio pelos usuários destas drogas. O uso de antiácidos contendo alumínio foi associado com a maior incidência de mal de Parkinson e um estudo científico realizado nos USA.

O alumínio também é encontrado em alguns medicamentos, como por exemplo nas aspirinas tamponadas (aspirinas que apresentam uma proteção para o estômago).

Algumas vacinas contém alumínio.

COMO O ALUMÍNIO ENTRA NO NOSSO ORGANISMO
O ALUMÍNIO presente na água e nos alimentos é absorvido pelo nosso sistema digestivo indo para o sangue. Cerca de  70 a 90% do alumínio absorvido é excretada na urina e nas fezes, sendo que o restante é depositada no cérebro, pulmões e ossos. O alumínio pode também entrar no organismo pela respiração do ar contaminado, ou através da pele.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALFREY AC. Aluminium and renal disease. In: Bourke E, Mallick NP, Pollak VE. Moving points in nephrology. Contrib Nephrol 1993; 102:110-24.
ALTSCHULER E. Aluminum-containing antacids as a cause of idiopathic parkinson’s disease. MED HYPOTHESES. 1999 JUL;53(1):22-3.
ANDREOLI SP, SMITH JA, BERGSTEIN JM. Aluminum bone disease in children: radiographic features from diagnosis to resolution. Radiology. 1985 Sep;156(3):663-7.
ATSDR – Aluminium.  U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES Public Health Service Agency for Toxic Substances and Disease Registry. 2006.
BATES AJ. Water as consumed and its impact on the consumer-do we understand the variables? Food Chem Toxicol 2000; 38(1 Suppl):29-36.
BARLOW  P J, FRANCOIS P E, GOLDBERG  I J, RICHARDSON  I, IZMETH  M G, KUMPESON K, AND SYKES P. Trace metal abnormalities in long-stay hyperactive mentally handicapped children and agitated senile dements. J R Soc Med. 1986 October; 79(10): 581–583.
BAXTER, M., BURRELL, J.A., MASSEY, R.C. The effects of fluoride on the leaching of aluminium saucepans during cooking. Food Additives and Contaminants, London, v.5, n.4, p.651-656, 1988.
CAMPBELL A, PRASAD KN, BONDY SC. Aluminum-induced oxidative events in cell lines: Glioma are more responsive than neuroblastoma. Free Radic Biol Med 1999 May; 26(9-10):1166-71.
CAMPBELL A, KUMAR A, LA ROSA FG, PRASAD KN, BONDY SC. Aluminum increases levels of beta-amyloid and ubiquitin in neuroblastoma but not in glioma cells. Proc Soc Exp Biol Med 2000 April; 223(4):397-402.         FREITAS EV, PY L, NERI AL, CANCADO FAX, GORZONI ML, ROCHA SM. Tratrado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2002
DIEGO K. Quintaes food utensils and nutritional implications. Rev. Nutr. vol.13  no.3  2000
DRAGO D, BETTELLA M, BOLOGNIN S, CENDRON L, SCANCAR J, MILACIC R, RICCHELLI F, CASINI A, MESSORI L, TOGNON G, ZATTA. Potential pathogenic role of beta-amyloid(1-42)-aluminum complex in Alzheimer’s disease. Int J Biochem Cell Biol. 2008;40(4):731-46.
EDWARDSON, J.A., KLINOWSKI, J., OAKLEY, A.E., PERRY, R.H., CANDY, J.M. Aluminosilicates and the ageing brain: implications for the patogenesis of Alzheimer’s disease. In: EVERED, D., O’CONNOR, M. (Ed.). Silicon Ciochemistry, Ciba Fundation Symposium 121. London : John Wiley & Sons, 1986. p.160-179.
EXLEY C. Aluminium, tau and Alzheimer’s disease. J Alzheimers Dis. 2007 Dec;12(4):313-5;
EXLEY C. Does antiperspirant use increase the risk of Aluminium-related disease, including Alzheimer’s disease? Mol Med Today. 1998 Mar;4(3):107-9
FLAREND, R.; BIN, T.; ELMORE, D.; HEM, S. L. A preliminary study of the dermal absorption of aluminium from antiperspirants using aluminium-26. Food and Chemical. Toxicology. v. 39, p.163-168. 2001.
GRAVES AB, WHITE E, KOEPSELL TD, REIFLER BV, VAN BELLE G, LARSON EB. The association between aluminum-containing products and Alzheimer’s disease. J Clin Epidemiol. 1990;43(1):35-44.
FIMREITE, N., HANSEN, O.O., PETTERSEN, H.C. Aluminium concentrations in selected foods prepared in aluminium cookware, and its implications for human health. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, New York, v.58, n.1, p.1-7, 1997.
KAIZER RR, CORRÊA MC, GRIS LR, DA ROSA CS, BOHRER D, MORSCH VM, SCHETINGER MR. Effect of long-term exposure to aluminum on the acetylcholinesterase activity in the central nervous system and erythrocytes. Neurochem Res. 2008 Nov;33(11):2294-301.
KAWAHARA M, MIDORI K, KURODA Y. Effects of aluminum on the neurotoxicity of primary cultured neurons and on the aggregation of β-amyloid protein. Brain Res Bull 2001 May; 55(2):211-7.
KUMAR V, BAL A GILL KD. Impairment of mitochondrial energy metabolism in different regions of rat brain following chronic exposure to aluminium. Brain Res. 2008 Sep 26;1232:94-103.
LIONE, A. The mobilization of aluminium from cookware. Nutrition Reviews, Washington DC, v.42, n.1, p.31, 1984.
MAILLOUX R, LEMIRE J, APPANNA V. Aluminum-induced mitochondrial dysfunction leads to lipid accumulation in human hepatocytes: a link to obesity. Cell Physiol Biochem. 2007;20(5):627-38.
MARTYN CN, COGGAN D, INSKIP H, LACEY RF, YOUNG WF. Aluminum concentrations in drinking water and risk of Alzheimer’s disease. Epidemiology 1997 May; 8(3):281-6.
MIU AC, BENGA O. Aluminum and Alzheimer’s disease: a new look.
J Alzheimers Dis. 2006 Nov;10(2-3):179-201. Review.

PERL DP, GAJDUSEK DC, GARRUTO RM, YANAGIHARA RT, AND GIBBS CJ. Intraneuronal aluminum accumulation in amyotrophic lateral sclerosis and Parkinsonism-dementia of Guam. Science, Vol 217, Issue 4564, 1053-1055.
ROBERTS, N.S., CLOUGH, A., BELLIA, J.P., KIM, J.Y. Increased absortion of aluminium from a normal dietary intake in dementia. Journal of Inorganinc Biochemistry, New York, v.69, n.3, p.171-176, 1998.
ROGERS MA, SIMON DG. A preliminary study of dietary aluminium intake and risk of Alzheimer’s disease. Age Ageing 1999 March; 28(2):2205-9.
SEDMAN A. Aluminum toxicity in childhood.Pediatr Nephrol. 1992 Jul;6(4):383-93.
SEGURA-MUÑOZ SI, TAKAYANAGUI AMM, LOPES TM, TREVILATO TMB, HERING SE. Estudo do efeito neurotóxico da exposição ocupacional ao manganês, mercúrio e chumbo utilizando como ferramenta metodológica a revisão sistemática de literatura. Mundo da Saúde 2003 outubro-dezembro; 27(4):589-95.
SELKOE DJ. Normal and abnormal biology of the beta-amyloide precursor protein. Annu Rev Neurosci 1994; 17:489-517.
TANINO H, SHIMOHAMA S, SASAKI Y, SUMIDA Y, FUJIMOTO S. Increase in phospholipase C-δ1 protein levels in aluminum-treated rat brains. Biochem Biophys Res Commun 2000 May; 271(3):620-5.
YASUI M, KIHIRA T, OTA K, MUKOYAMA M, ADACHI K. Aluminum deposition in the central nervous system tissues of patients with Parkinson’s disease. Rinsho Shinkeigaku. 1991 Oct;31(10):1095-8. Japanese.
YOKEL RA. The toxicology of aluminum in the brain: a review. Neurotoxicology 2000 Octuber; 21(5):813-28.
YOKEL RA, ALLEN DD, MEYER JJ. Studies of aluminum neurobehavioral toxicity in the intact mammal. Neurobiology 1994 December; 14(6):791-808.
WALTON JR. Aluminum in hippocampal neurons from humans with Alzheimer’s disease.Neurotoxicology. 2006 May;27(3):385-94.
WARD, NEIL I.Assessment of Chemical Factors in Relation to Child Hyperactivity.  Journal of Nutritional & Environmental Medicine,  7 (4), 1:333-342.
---------------------------------------------------------------------------------------------


desod2aTodo dia seu corpo está exposto ao alumínio! Por que você deveria ser ciente isso?

A exposição ao alumínio de longo prazo pode aumentar o risco da doença de Alzheimer em 60% [Fonte: 1].
 
Absorver qualquer quantidade de alumínio é prejudicial. Mas a maneira como entra no seu corpo faz a diferença. Alumínio entra no seu corpo quando você respira, come ou bebe. Mas dessa maneira só uma fração é absorvida pelo seu corpo, porque os seus pulmões, estômago, e rins trabalham em conjunto para eliminar mais de 95% do alumínio ingerido.

Mas alumínio aplicado sobre a pele pode alcançar níveis tóxicos. Pode acontecer através de um produto que a maioria de nós usa diariamente. Isso acontece quando você aplica antitranspirante ou desodorante.
Alumínio é um ingrediente importante na maioria dos antitranspirantes de marca. Enquanto você aplicar apenas uma pequena quantidade de antitranspirante sobre a sua pele, diariamente, pode resultar em exposição crônica ao alumínio. E justamente isso pode levar ao mal de Alzheimer.

Dr. Al Sears citou um estudo, mostrando que o corpo humano esta retendo 40% de alumínio que contorna as vias naturais de eliminação, como os rins [Fonte: 2].

E evidentemente o alumínio permanece no corpo durante 15 dias depois de usar um antitranspirante [Fonte: 3].

Agora ficou mais evidente que a exposição de longo prazo ao alumínio pode causar no cérebro não apenas doenças neurológicas, mais também reais danos neurodegenerativos [Fonte: 4, 5].

Em 2003, o órgão governamental dos EUA responsável pelo controle dos alimentos públicos (Food and Drug Administration - FDA) publicou um estudo que concluía que os antitranspirantes são seguros. Não deixe isso causar uma falsa sensação de segurança. Existe uma ligação entre a ingestão de alumínio e a doença de Alzheimer - ao contrário do que a FDA consta.

A maioria dos antitranspirantes comerciais contêm alumínio, e é por isso não deveríamos usá-los. Especialmente em um pais tropical como no Brasil, queremos ter certeza de manter um cheiro fresquinho e natural. Aqui tem três alternativas recomendadas:
  • Bicarbonato de sódio e água: Misture a metade de uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água e aplicar na área das axilas. Bicarbonato de sódio pode neutralizar as bactérias que causam odor. Uma aplicação pode durar até 24 horas. (Comentário do tradutor: Este método foi comprovado no calor do nordeste brasileiro. Funciona mesmo e bem!)
  • Sal de Rocha: Esses sais são eficazes em parar odor de até dois dias inteiros. Você deveria ter certeza de obter os sais produzidos totalmente naturais e feitos de sais minerais. Estos tipos não são absorvidos pela pele, o que impede a acumulação de toxinas. Elas também permitem que o seu corpo a suar pra fora as toxinas que já estão em seu corpo normalmente.
  • As alternativas naturais feitos com óleos essenciais: Muitos dos meus pacientes usam estes. Tente encontrar aqueles que estão feitos a base de óleos naturais de plantas. Você também pode fazer-los sozinho em casa, se você preferir. Basta misturar um pouco do seu óleo favorito com uma pequena quantidade de álcool. Você pode então colocar a mistura em um frasco de perfume antigo e usá-lo como um spray. Existem muitos óleos que você pode escolher, incluindo ciprestes, alfazema ou flor de laranjeira. Alguns dos mais populares antitranspirantes naturais no mercado também usam cera de abelha derretida e manteiga de cacau nos produtos tipo stick. Estes são suaves sobre a pele e pode mascarar o odor de corpo durante um dia inteiro.
Tradução livre de um artigo publicado por Dr. Al Sears em inglês (aqui).
Veja também outros artigos:
Fontes citado pelo autor:
  1. Jansson, Erik T. "Aluminum Exposure and Alzheimer's Disease." Journal of Alzheimer's Disease 3 (2001): 541-549. 9 Jan. 2008.
  2. Brown RO, Morgan LM, Bhattacharya SK, Johnson PL, Minard G, Dickerson RN. "Potential aluminum exposure from parenteral nutrition in patients with acute kidney injury." Ann Pharmacother. 42(10):1410-5. Oct, 2008.
  3. Rodella LF, Ricci F, Borsani E, Stacchiotti A, Foglio E, Favero G, Rezzani R, Mariani C, Bianchi R. "Aluminium exposure induces Alzheimer's disease-like histopathological alterations in mouse brain." Histol Histopathol. 433-9. 23 Apr. 2008.
  4. Flarend, R, T Bin, D Elmore, and S L. Hemb. "A Preliminary Study of the Dermal Absorption of Aluminum From Antiperspirants Using Aluminium-26." Food and Chemical Toxicology 39 (2001): 163-168. 22 Jan. 2008.
  5. Exley, C, and M M. Esiri. "Severe Cerebral Cognophilic Angiopathy Coincident with Increased Brain Aluminium in a Resident of Camelford, Cornwall, UK." Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry 77 (2006): 877-879. 18 Jan. 2008.

Marcadores: , , , , , , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?