domingo, março 22, 2015

 

Saúde Dental: Cura de Gengivite, Doenças da Gengiva e Encurtamento (Retração) da Gengiva


Todos nós sabemos que a saúde dental é importante. Escovar seus dentes duas vezes ao dia, passar fio (ou fita) dental e limpar seus dentes duas vezes ao ano no dentista para remover as placas (tártaro) que se formarem.

Este é o procedimento básico para uma boa saúde dental. No entanto, é fácil provar para você que escovar, usar fio dental, visitar o dentista e remover tártaro não é suficiente para evitar gengivite, encurtamento da gengiva e doença na gengiva (também chamada de doença periodontal).

Aqui está um teste simples que você pode fazer em casa. Escove bem seus dentes e enxague com o seu enxaguante (anti-séptico) bucal favorito. Passe o fio dental e enxague novamente. Se certifique que seus dentes estão tão limpos quanto você possa limpá-los.

Agora, bocheche na sua boca com peróxido de hidrogênio 10 volumes (também conhecido como água oxigenada 10 volumes, facilmente encontrada nas farmácias). Bocheche como um enxaguante bucal durante alguns segundos e então cuspa fora (nunca engula a água oxigenada).

Você ficará espantado com o que acontece. Você perceberá instantaneamente uma geração de espuma em sua boca. Dê um grande sorriso e olhe no espelho os seus dentes. Veja toda a ação espumante que ocorre em volta dos seus dentes e da gengiva. Isso é a água oxigenada matando milhões de germes que permaneceram após sua melhor tentativa de obtenção de saúde oral !

É isso. Todo esse tempo você pensou (erroneamente) que você estava deixando seus dentes limpos, estava praticando uma boa saúde dental e evitando a gengivite e doença da gengiva.

Esta postagem é sobre o que você precisa fazer para evitar e inclusive reverter gengivite, encurtamento da gengiva e doença da gengiva. Isto é válido se você já tem esses problemas ou você apenas deseja evitar esses problemas no futuro. A higiene dental diária é criticamente importante para a sua saúde em geral.

Vou reproduzir o testemunho de uma pessoa

Durante um ano eu sofri com gengivas inchadas e doloridas. Eu tinha sangramento das gengivas. Eu estava intrigado e tentei numerosos "consertos" mas nenhum deles funcionou.

O dentista vinha me dizendo por dois anos que eu tinha encurtamento das gengivas mas eu não tinha dor na gengiva até o ano passado. Ele recomendou que eu passasse fio dental mais frequentemente, mas escovando e usando fio dental mais frequentemente não ajudou no sangramento e dor nas gengivas.

Minhas gengivas estavam cada vez mais doloridas e elas sangravam toda vez que eu escovava meus dentes - estava ficando pior. Eu ficava preocupado toda vez que eu via um vermelho (sangue) na minha escova de dente. Além disso era dolorido passar a escova de dente sobre minhas gengivas doloridas e sangrantes.

Eu estava desesperado para encontrar uma cura para as minhas gengivas doloridas. Uma coisa que ajudou um pouco foi usar o enxaguante (anti-séptico) bucal tanto de manhã como à noite. Meu hábito anterior era usar o anti-séptico apenas pela manhã.

A descoberta

Quando eu verifiquei que o uso do enxaguante duas vezes ao dia ajudou um pouco, eu comecei a pensar sobre como os germes estavam causando minha irritação da gengiva. Ficou claro para mim que uma escova de dente com cerdas molhadas seria um terreno perfeito para a cultura de germes. Então, eu joguei um pouco de água oxigenada no que parecia uma escova de dente limpa. Que surpresa! Ela espumou como louca.

Caso você não saiba, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) apenas espuma quando ele está oxidando algo. Neste caso, quando ele está aniquilando germes. Colocando um pouco dele na sua mão, ele fica lá como se fosse água. Mas, coloque ele em uma ferida e ele começa a espumar pois ele está matando germes.

Portanto, eu comecei a limpar minha escova de dente todo dia com água oxigenada para ver se eu podia me livrar da gengivite. Surpreendentemente, meus sintomas da gengivite melhoraram bastante. Mas, isso não resolveu o problema. Foi apenas quando eu dei meu próximo passo que minha doença da gengiva foi embora completamente.

Água oxigenada para saúde oral

A solução final que eu encontrei foi escovar com água oxigenada ao invés de creme dental. Isto curou completamente minha gengivite e as dores na gengiva em cerca de duas semanas! Você não pode imaginar como eu fiquei excitado com o sumiço das gengivas sangrantes, dor na gengiva e o medo de que algo mais grave pudesse acontecer.

Eis aqui como eu me livrei da gengivite. Eu coloco um pouco de água oxigenada na minha escova de dente e escovo um quarto da boca (arcadas dentárias), em cima à direita, em cima à esquerda, etc. Então eu lavo a escova de dente, coloco mais um pouco de água oxigenada na escova e escovo mais um quarto de meus dentes. Repito isso até que todas as quatro partes sejam limpas.

Mais ainda, eu coloco um pouco de água oxigenada na escova e escovo minha língua. Em seguida, eu uso a água oxigenada como enxaguante bucal  e, então, faço uma limpeza final com água comum.

Obviamente, a água oxigenada espuma bastante na sua boca e, portanto,  você tem que cuspir várias vezes enquanto estiver escovando. Além disso, ela não tem um gosto bom no início, mas após algumas semanas você se acostuma com o gosto.

Outro método que eu comecei a usar é colocar minha escova de dente em um copo após eu acabar de escovar os dentes (cerdas para baixo) e colocar água oxigenada suficiente no copo para cobrir as cerdas. Eu deixo ela ensopada lá até a próxima escovação. Eu gosto deste método por causa do contato mais longo com a água oxigenada. Além disso, após a escovação, eu uso o que ficou no copo com um enxaguante bucal.

Uma sugestão, se o sabor da água oxigenas te chateia inicialmente, enxágue com água após a escovação e então use um pouco do enxaguante que você já tem em casa. Após algumas semanas, você se acostuma com o gosto da água oxigenada. Esta é uma forma de você se livrar do seu enxaguante bucal que você ainda tem em sua casa, pois você não vai mais precisar dele.

Além disso, além de se livrar da gengivite, você pode curar o problema de mau hálito. Mau hálito é causado por germes e a água oxigenada é muito melhor para matar germes do que qualquer enxaguante. Isso deve ser óbvio para você, após fazer o teste que mencionei no começo desta postagem.

É muito barato!

E agora mais uma boa notícia. Você vai economizar dinheiro! Ao invés de gastar dinheiro com cremes dentais e enxaguantes, você apenas precisa comprar água oxigenada que, com o mesmo peso, custa cerca de um quarto do valor de um enxaguante.

Eu costumo comprar água oxigenada em litro (da marca Rioquimica) por cerca de R$ 6,00, ao invés das garrafinhas de 100 ml geralmente encontradas nas farmácias. Eu ainda não testei a escovação com água oxigenada cremosa (fica mais grudada nas cerdas), mas o efeito deve ser similar ao obtido acima.

Dentes mais claros e hálito mais fresco

Que tal mais alguns benefícios? Usando água oxigenada todo dia irá clarear seus dentes. O que você pensa que existe nesses produtos que clareiam os dentes? Uma versão mais forte de peróxido de hidrogênio.

Clareamento dos dentes é uma grande indústria atualmente e usando a água oxigenada para a sua saúde dental diária pode salvar dinheiro com produtos de clareamento de dentes.


Marcadores: , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?