quinta-feira, dezembro 01, 2011

 

O Pecado


Pecado é um termo usado geralmente em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus, expressa em suas leis. Essa palavra se origina do grego hamartía, que significa erro, no sentido de errar ao tentar atingir um alvo.

A palavra foi usada também por Aristóteles, em sua Poética, no estudo da literatura, mais especificamente da tragédia. Na tragédia grega, hamartía é um erro de julgamento do herói que leva a uma catástrofe; o personagem age visando a um objetivo, mas erra o alvo, transgredindo certas regras.

No nosso contexto, não vamos entender pecado ao gosto das igrejas, emitindo um julgamento de valor sobre o que consideraríamos uma falta. Preferimos compreender pecado como um erro de juízo, muitas vezes devido à imaturidade existencial (ignorância), que leva os indivíduos a, não raro, deliberar contra a própria vida, nos pequenos atos cotidianos. Assim, podemos entender como pecado os pensamentos, atos e omissões que contrariem o equilíbrio, a harmonia, que lesem a consciência alheia ou da própria pessoa, que nos afastem do caminho da felicidade.

Fonte: Robson Pinheiro (pelo espírito de Joseph Gleber), Medicina da Alma, Casa dos Espíritos Editora, 2007. www.casadosespiritos.com.br . ISBN 978-85-87781-25-3.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?