domingo, dezembro 18, 2011

 

Epicteto - 1


Como posso ter uma vida feliz, cheia de satisfação?
Como posso ser uma boa pessoa?

Responder a essas duas perguntas era a paixão sincera de Epicteto, o influente filósofo estóico, nascido escravo grego por volta do ano 55 em Hierápolis, na Frígia, que ficava na extremidade oriental do Império Romano. Vejamos algumas idéias que ele nos legou.

Saiba o que você pode controlar e o que você não pode controlar

A felicidade e a liberdade começam com a compreensão clara de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não. A tranquilidade interior e a eficácia exterior só se tornam possíveis depois que você encara essa regra fundamental e aprende a distinguir entre o que pode e o que não se pode controlar.

Sob nosso controle estão nossas próprias opiniões, nossas aspirações e desejos, e as coisas que nos repulsam. Essas áreas dizem perfeitamente respeito a nós, pois estão sujeitas de forma direta à nossa influência. Sempre podemos fazer escolhas sobre o conteúdo e o caráter de nossa vida interior.

Fora de nosso controle, entretanto, estão as coisas tais como o tipo de corpo que temos, se nascemos ou não na riqueza, como somos vistos pelos outros e nosso status na sociedade. Tentar controlar ou mudar o que não podemos apenas resulta em tormento.

Lembre-se: o que está dentro de nosso poder nos é naturalmente acessível, sem qualquer impedimento ou obstáculo; mas o que foge ao nosso poder é fraco, dependente ou determinado pelos caprichos e pelas ações dos outros. Lembre-se também de que se você pensa ter pleno domínio sobre o que está naturalmente fora de seu controle ou se tenta assumir como seus os problemas dos outros, suas buscas serão baldadas e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e demasiado crítica.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?