terça-feira, maio 10, 2011

 

A Menstruação


Isto é algo que ocorre com as mulheres durante um longo período, e que é motivo, geralmente, de muita reclamação por parte delas. Porém, como já comentamos neste blog (em 30 de abril de 2005), este fenômeno mensal também tem seu lado positivo e é um dos motivos de as mulheres viverem, em média, mais do que os homens em todos os países do planeta Terra!

Segunda-feira passada foi comemorado o dia da menstruação. E não era marketing de alguma marca de absorvente. Nesta ocasião, algumas militantes colocaram em discussão a segurança de tratamentos hormonais para parar de menstruar e o efeito nocivo do uso de materiais sintéticos em absorventes e tampões. Nos anos 80 surgiram relatos de mortes por síndrome de choque tóxico causada pelo uso de absorventes internos.

Tem surgido alternativas que são os absorventes de pano (sim, as "toalhinhas" que eram usadas por nossas avós) e os coletores menstruais (isto é novidade, para mim). Feito de material flexível (látex ou silicone), em forma de sino, o coletor é introduzido no canal vaginal. Ao ficar cheio, ele é retirado, esvaziado, lavado com água e sabão e novamente recolocado no canal vaginal. A operação deve ser repetida umas quatro vezes ao dia, mas, segundo os fabricantes, dá para segurar por até 12 horas.

"Vivemos na cultura do desperdício, tudo é descartável. Quem aqui não joga sangue no lixo?", perguntou a psicoterapeuta Monika von Koss, que deu uma palestra sobre "O poder criativo da menstruação".

Fonte consultada:
Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio, pg. 5, 10 de maio de 2011.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?