terça-feira, setembro 14, 2010

 

Meditações do Osho - 17


Tudo é divino. Na verdade não existe Deus, apenas o divino. Deus não é uma pessoa, mas uma qualidade; não é uma pessoa, mas uma presença.

A idéia de Deus como uma pessoa é antropomórfica: construímos essa imagem de acordo com nossa imagem. Ela nada mais é que o homem projetado, não é o Deus verdadeiro. Por isso Buda silencia a respeito de Deus; ele sempre fala do divino, nunca de Deus.

Minha experiência pessoal é a mesma: não há Deus, apenas o divino - toda a existência transborda de divino. Não há divisão entre Deus e o mundo; a existência é divina.

Comece a olhar para a existência com essa visão, com esses olhos, e você ficará surpreso, pois você passará a ver coisas que nunca tinha visto antes. Você passa pelas mesmas coisas todos os dias: as mesmas árvores e os mesmos pássaros e as mesmas pessoas. Mas, com essa visão de que tudo é divino, você começará a olhar para as coisas sob uma nova luz. O mundo, então, não será mais um enigma, não será mais um problema, não será mais uma dúvida - ele não será uma dúvida a ser sanada, e sim um mistério a ser vivido.

Fonte: Osho, Meditações para a Noite, Verus Editora, Campinas-SP, 2006.

Marcadores: , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?