terça-feira, setembro 07, 2010

 

Meditações do Osho - 12


Minha mensagem essencial é: não viva com medo, pois você não vai ser punido. Viva sem medo, pois só assim você vive totalmente.

O medo o fecha, não lhe permite se abrir. Nessa situação, você tem de considerar mil e uma coisas antes de fazer uma coisinha simples - se é certa ou errada, moral ou imoral, de acordo com a igreja ou não, se as escrituras a recomendam ou são contra ela. Quanto mais você pensa nisso, mais confuso você fica. Quando você começa a seguir esse caminho, transformando tudo em pecado, você não consegue mais viver, apenas se arrastar.

Minha abordagem é totalmente diferente: há erros, mas não existe pecado. Só é preciso lembrar uma coisa: não cometa o mesmo erro repetidas vezes, pois isso é pura estupidez. É preciso explorar a vida, e ao explorá-la às vezes você erra o caminho. Se você tiver muito medo de errar, você não pode explorar. E toda a aventura da vida é aniquilada, morta, destruída. Foi isso que as pessoas que se intitulam religiosas fizeram: tornaram a religião uma coisa séria demais, sombria, deram à religião uma impressão de tristeza.

Meu esforço é para dar a você muita alegria, gosto pela vida, coragem de se aventurar, de caminhar sem medo, de explorar todas as possibilidades que a vida oferece, sem medo de se expandir, de se abrir e de estar vulnerável. Como Deus é nosso juiz, não precisamos ter medo. Finalmente, no dia do juízo final, quando você vir Deus, poderá lhe dizer: "Sim, bebi... Por favor, me perdoe. Experimentei algumas outras coisas também". Penso que ele vai entender. Não se preocupe!

Fonte: Osho, Meditações para a Noite, Verus Editora, Campinas-SP, 2006.

Marcadores: , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?