sexta-feira, abril 30, 2010

 

Veículos Elétricos no Brasil - 2


Carro elétrico da CPFL é autorizado

Modelo que elimina emissão de gases poluentes tem aval do Denatran e já pode ser licenciado

A CPFL Energia recebeu autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para colocar em circulação pública um carro elétrico desenvolvido em parceria com a Edra Automotores. O veículo, que agora pode ser licenciado, será disponibilizado aos Correios para que sejam feitos testes de desempenho da nova tecnologia, que evita a emissão de gases poluentes. Antes de ser liberado para circulação nas ruas, o protótipo passou por uma reformulação. Recebeu uma bateria de lítio, teve o sistema de freio traseiro redimensionado, ganhou nova geometria para suspensão e novas molas.

A autorização foi confirmada ontem no Seminário Empresas pelo Clima, que reuniu, em Campinas, empresários e representantes do governo para discutir alternativas para frear o aquecimento global no Brasil.

O presidente da CPFL, Wilson Ferreira Júnior, destacou, durante o seminário, a importância do Brasil investir na produção de carros elétricos para atingir a meta de redução de gases do efeito estufa, firmada em 2009. "Daqui a cinco anos, 10% da frota mundial será de carros elétricos, temos que nos preparar. Isso pode ser um diferencial do Brasil", disse. Segundo ele, o motor elétrico tem 90% de eficiência energética, enquanto que nos motores movidos a combustão esse índice fica em 35%. Outro benefício para o consumidor, segundo ele, é a redução do preço do quilômetro rodado com energia elétrica, que representa um quinto do gasto com outros combustíveis.

O Brasil, porém, ainda não produz esses carros em escala comercial. Atualmente, há taxas de até 30% para a importação do modelo. Segundo o presidente da CPFL, o único modelo disponível no mercado é da Noruega. "Vamos trabalhar com as autoridades para reduzir essas barreiras".

O protótipo faz parte do programa de veículos elétricos da empresa, iniciado há cinco anos. A empresa ainda investe em pesquisas com motos elétricas (que já estão sendo comercializadas!) por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os modelos de motos, do tipo scooter, têm uma autonomia de 80 quilômetros e levam oito horas para recarregar a bateria (tipicamente, feito durante a noite).

Já o modelo do carro elétrico desenvolvido em Rio Claro - SP é feito com materiais recicláveis e é ecologicamente correto, ou seja, não emite gases nocivos ao meio ambiente.

Fabricado em alumínio, o modelo ganhou maior autonomia com a nova bateria e pode rodar por até 120 quilômetros antes de recarregar - antes, a distância percorrida chegava apenas a 50 quilômetros. A empresa não divulgou o tempo estimado para fazer o reabastecimento.

Com a mudança na suspensão do veículo elétrico, a caixa de direção foi reposicionada e deixou o automóvel mais leve para dirigir, segundo a CPFL. As novas molas, ainda conforme a empresa, melhoraram a estabilidade e a dirigibilidade do veículo e, por isso, os freios também precisaram ser redimensionados.


Brasil aposta em fontes de energia limpa

O consultor do Ministério do Meio Ambiente Tasso Azevedo disse ontem em Campinas - SP que o Brasil é um dos países que mais pode sofrer as consequências das mudanças no clima se não houver uma política internacional voltada para a redução de poluentes. "Isso nos afetará diretamente. Se só o Brasil reduzir as emissões, isso não resolverá o nosso problema, é preciso envolver outros países", disse. Para diminuir a emissão de gases, o País aposta no desenvolvimento de fontes de energia limpa. Durante o Seminário Empresas pelo Clima, o presidente da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Wilson Ferreira Júnior, disse que a empresa está investindo pesado na geração de energia não-poluente. "Investimos R$ 800 mil na construção de sete parques eólicos no Rio Grande do Norte e neste ano (2010) queremos dobrar esses investimentos. Apostamos muito nessa tecnologia", completou. Outra fonte de atuação da empresa tem sido na criação de usinas de co-geração elétrica com resíduos como palha de cana de açucar.


SAIBA MAIS sobre o veículo movido a energia elétrica

Detalhes do carro elétrico da CPFL

1. O modelo elétrico apresentado pela CPFL pode rodar até 120 quilômetros carregando uma carga útil de 350 quilogramas.

2. O percurso pode ser cumprido a uma velocidade de 80 km/h.

3. O carro tem espaço para duas pessoas.

4. Ele é abastecido em estações elétricas, que recarregam a bateria do motor.

Brasil

1. O País já produz veículos elétricos, porém, eles ainda não são fabricados em escala industrial.

Mais projetos

1. Desde 2006, a CPFL também participa do programa de veículos elétricos Fiat-Itaipu, juntamente com outras concessionárias de energia elétrica do País.

Fonte:
Patrícia Azevedo (patricia.azevedo@rac.com.br), Jornal Correio Popular, Campinas - SP, pg. A12, 28 de abril de 2010.


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