segunda-feira, abril 05, 2010

 

HIRA RATAN MANEK: O Mensageiro do Sol

Fonte: http://www.athanor.es/suscripciones/reportajes/El-Mensajero-del-Sol-70.pdf

"Conheça a verdade e ela te libertará", Jesus Cristo

Ele viaja por todo o mundo sem cobrar por seus cursos e palestras. Você lhe paga a passagem de avião, lhe fornece alojamento e ele vem para comunicar a sua sabedoria, onde quer que você o convoque. Você inclusive nem precisa se preocupar com as refeições dele, já que ele não come... Deixou de ser um empresário preocupado para ser um mestre sem discípulos, um transmissor sereno e tenaz de uma técnica simples baseada em olhar o Sol, cujos protocolos ele mesmo estabeleceu. Trata-se do Sun Gazing. Essa ferramenta, ele afirma, nos leva ao desenvolvimento espiritual, passando primeiramente pela limpeza emocional, mental e física. Ratan Manek chega, dá sua mensagem e vai embora. Não perde tempo com trivialidades ou com qualquer assunto de interesse turístico. Suas palavras nos chegam junto com seu porte impassível, com seu ser integrado, e nos transmite uma segurança perfeita. A reportagem abaixo baseia-se em um seminário que ele deu em Murcia (Espanha), em maio de 2008.

AS ORIGENS DO SUN GAZING

1. Qual é a origem da técnica de olhar para o Sol que você nos propõe, o Sun Gazing?
-Ela é uma técnica milenar, que era aplicada na antiguidade em todo o mundo, inclusive na Europa. Hoje restam poucos povos ou grupos que a apliquem. Na Bugária e na Grécia é uma prática que prevaleceu até pouco tempo; hoje, na Bulgária, alguns médicos ainda a aplicam. Porém, todas as religiões estabelecidas erradicaram o culto ao Sol.

2. A que você atribui isso?
-Definitivamente, nos textos religiosos modificados eliminou-se as referências ao Sun Gazing para que todos ficassem sob a influência dos sacerdotes e não pudessem ser realmente independentes. Foram modificados praticamente todos os textos; não ficou quase nenhum sem ser modificado. Se a pessoa fica desconectada do Sol ela pode ser explorada pelos demais.

"O caso é que o Sol tem poder e o homem pode alinhar-se com ele e conseguir a sua liberdade, Eu levei a cabo uma investigação durante vários anos. Comecei em 1962; contava então com 25 anos de idade. A "Mãe", a companheira de Sri Aurobindo, me ensinou a prática de olhar para o Sol. Investiguei várias culturas e descobri que o autêntico Surya Namaskar (a saudação ao Sol) de que se fala no yoga consiste, na realidade, em olhar para o Sol. Investiguei práticas egipcias relacionadas com o deus Ra; estudei tradições do México e Peru e conheci o Dia de Saudação ao Sol boliviano; também entrei em contato com crenças que ainda hoje estão vigentes na Bulgária e na Grécia. Também, estive em contato com os índios nativos americanos, etc. Após muitos anos de investigação, comecei a praticar com o meu próprio protocolo. Custou-me três anos de tentativa e erro para estabelecê-lo. Quando comecei padecia de depressões, por causa de meus negócios. Tinha problemas para dormir e problemas com a comida. À medida que eu praticava, o sentimento de fome ia desaparecendo. O protocolo de olhar para o Sol durante nove meses através de uma progressão diária de dez segundos foi eu que estabeleci, e é uma maneira segura, que qualquer pessoa pode aplicar, de chegar ao máximo benefício em sua relação com o Sol".

3. Poderíamos ir mais depressa (com o seu protocolo)?
-No total irão ser 270 dias olhando para o Sol e o total de horas de visão acumuladas serão 111. Este é o requisito para chegar a conseguir todos os benefícios psicológicos, físicos e espirituais. Eu não recomendo enfrentar o processo com pressas, nem forçá-lo. O Sol não é um tipo de fast food (comida rápida), mas sim uma slow food (comida lenta). Dá resultados perfeitos se fizermos com tranquilidade e regularidade. Se você um dia não puder olhar o suficiente, trate de não compensá-lo olhando mais tempo no dia seguinte.

4. Hoje em dia, o Sun Gazing está estruturado como um movimento?
-Este método está se expandindo em todo o mundo. Não existem chefes, e todo mundo pode fazê-lo independentemente. Existem grupos que se juntam para praticar e para difundir a mensagem; se auto-organizam.

5. Por que você nos incentiva a fazer a prática do Sun Gazing? Que benefícios vamos obter com ela?
-Na nossa cultura nos têm ensinado a temer o Sol e a nos escondermos dele, quando na realidade toda a nossa vida depende do Sol, começando por que é ele que nutre os vegetais, que estão no início da cadeia alimentar. Ele é o nosso grande benfeitor; equilibra a natureza e a ecologia. Sempre está presente. Nos oferece, grátis e para sempre, vida e saúde. Grátis !! Ninguém fará você pagar impostos por estar olhando para o Sol. No final, você mesmo(a), como os vegetais, poderá incorporar diretamente a energia do Sol. Não há necessidade de fazer-se dependente de nenhum guru ou mestre, o Sol te nutrirá diretamente e te dará o quanto necessites. Você terá saúde física e perfeita estabilidade mental, por si mesmo(a). Quem depende dos chefes religiosos se torna débil. Com o Sun Gazing nós recuperamos a independência perdida.

A fotossíntese não é uma prerrogativa dos vegetais. A luz solar penetra dentro da terra, a qual leva a cabo a sua própria fotossíntese. É assim que se geram o ouro, a prata, o cobre, os diamantes, as gemas preciosas. Com o Sun Gazing fazemos nossa própria fotossíntese. Colhemos os fótons (fotões) do Sol, os quais constituem uma energia muito poderosa, um néctar que não está polarizado em positivo-negativo.

[continua]

Marcadores: ,


Comments:
Sun gazing Parte 1 - Hira Ratan Manek Subtítulos

http://www.youtube.com/watch?v=307QRaTVrcU
 
http://www.vivendodaluz.com/PT/amboflight/hira_ratan_manek.html
 
[DOC]
HIRA RATIN MANEK
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
Hira Ratan Manek estruturou perfeitamente o seu seminário em três partes. ..... Hira Ratan Manek (HRM) nasceu a 12 de Setembro de 1937 em Bodhavad, Índia, ...
www.ventosdelys.com/arquivos/O%20Mensageiro%20do%20Sol.doc
 
Cuidado. No grupo de sungazing que participo HRM é considerado uma fraude. Ele come e seguir seu método de sungazing é perigoso, muitas pessoas tiveram problemas com a vista. Sem contar que o sungazing não traz os benefícios que ele alardeia.
 
Cada cabeça uma sentença
 
Olá William,

Fiquei curioso com as suas colocações:

1. Qual o grupo de sungazing brasileiro que você participa? Os membros desse grupo se reunem em algum local específico?

2. Por que HRM é considerado uma fraude?

3. Por que seguir o método HRM é perigoso? Como ele se diferencia do método que VOCÊ usa?

4. Você tem conhecimento de pessoas (nome, etc) que prejudicaram a vista seguindo o método HRM?

5. Quais os benefícios que NÃO surgem usando o método HRM?

Acredito que as perguntas acima ficaram sem resposta no seu e-mail e iriam esclarecer melhor os leitores que aqui chegarem, já que você já tem experiência com sungazing. Seria uma grande contribuição sua.

Um grande abraço, Rui.
 
Oi Rui,

Respondendo as suas perguntas:1) o grupo de sungazing é do Yahoo, moderado pelo Vinny Pinto, que não é brasileiro. O Inglês é a linguagem.
2)Porque ele diz viver de luz mas come comidas sólidas.
3)O sungazing é perigoso com qq método. Mas é melhor se guiar pela intuição do que seguir um método rígido. Eu usei o método HRM até 33´50´´. Hoje faço sungazing sem tempo definido e a maior parte do tempo com os olhos fechados. O próprio HRM diz que os benefícios vêm assim, ainda que mais lentamente.
4)Eu não conheço pessoalmente ninguém que faça sungazing. Mas no grupo de vez em quando aparece alguém se queixando de problemas, alguns sérios.
5) O HRM tinha, não sei se ainda tem, um site onde ele dizia que com sungazing você alcança saúde perfeita. Mentira. Dizia também que ao completar 45 min, a pessoa não precisaria mais comer. Mentira, mesmo ele precisa.
Bem, para finalizar, cito o que consegui com o sungazing: paz, prazer com a prática, amizade com o sol muito forte, uma melhora na intuição. Com isso meu desempenho profissional melhorou. Preço: minha vista não é tão boa quanto era antes do sungazing.
Abraço.
 
Olá William, obrigado pelos seus esclarecimentos. Realmente, qualquer coisa ou método pode ser usado de forma proveitosa ou não: uma faca pode ser usada para descascar laranja ou para matar uma pessoa...

Um abração, Rui.
 
problemas de visão?

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1451933-10344,00-VOCE+SABE+O+QUE+E+AUTOCURA.html

http://ginasticaocular.net
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?