terça-feira, janeiro 19, 2010

 

Oscar Quiroga - 813


A SAÚDE


Enquanto isso, aqui na Terra a saúde individual depende da saúde da comunidade e dos relacionamentos sociais e institucionais, a qual, por sua vez, depende do grau de confiança que os humanos tenham entre si. A confiança substitui eficientemente a força dos músculos e nervos e a medida da mesma garante que cada ser humano sinta vontade de desenvolver e manifestar seus melhores talentos. Porém, desde cedo os humanos aprendem a hostilizar seus semelhantes e conviver com a possibilidade de também serem hostilizados, fato que começa dentro do próprio lar. Que mundo podemos esperar desta realidade? Um mundo miserável, que mesmo nadando em riquezas materiais não possui dignidade suficiente para administrar com sabedoria suas riquezas.

O que mais vale a pena é, também, o mais difícil de realizar-se. O estabelecimento de vínculos de cooperação mutua é o maior tesouro que a alma humana pode almejar. Porém, também é a tarefa mais árdua de realizar.

Seu bem-estar particular está inextricavelmente vinculado ao bem-estar produzido nos relacionamentos em que você participa. É impossível pensar em bem-estar íntimo produzindo mal-estar nos relacionamentos.

Alegria e entusiasmo são as marcas registradas do avanço espiritual. Essas condições são independentes de circunstâncias, às vezes invadem a alma em situações que teoricamente não comportariam tais sentimentos.


Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?