sexta-feira, novembro 27, 2009

 

Assim no Microcosmo como no Macrocosmo

"Assim dentro como fora", Hermes Trimegisto

Vamos dar alguns exemplos mostrando a veracidade dessas afirmações.

1. Atualmente, todos os cientistas concordam que o átomo (microcosmo) de qualquer elemento químico é formado por um núcleo (constituído por prótons e nêutrons) cercado por um espaço vazio (região oca) e, mais externamente, circundado por um conjunto de elétrons. O nosso Sistema Solar (macrocosmo), como todos sabem, é constituído da mesma forma: existe um núcleo, chamado de Sol, existe uma região de espaço vazio circundando o Sol e, mais externamente, existem "elétrons" circundando este Sol, que nós chamamos de Planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte,...). Analogia perfeita até os mínimos detalhes: os elétrons atômicos possuem um movimento de rotação em torno de seu próprio eixo, chamado de "spin" eletrônico, e a Terra possui também uma rotação em torno de seu próprio eixo (que demora 24 horas para completar um ciclo completo, um dia).

2. Existe, também, uma analogia perfeita entre a estrutura de um átomo (microcosmo) e a estrutura de nosso planeta Terra (macrocosmo). A Terra possui um sol interno localizado no seu centro geométrico (equivalente ao núcleo atômico), rodeando este sol interno temos uma região oca (correspondente ao espaço vazio que circunda o núcleo atômico), que dá nome à Teoria da Terra Oca e, mais afastado ainda, está a crosta terrestre que corresponde à região onde estão os elétrons em escala atômica. Esta teoria da Terra oca, apesar de verdadeira e correta, não é aceita pela maioria das pessoas, devido à tradição de se ensinar nas escolas que a Terra é sólida (compacta) em toda a região abaixo de sua superfície externa (que está errado!), como você bem sabe.

3. Quanto à afirmação de que "Assim dentro como fora", podemos lembrar que todas as descrições feitas de Jesus Cristo são de que ele era uma pessoa com um corpo físico bonito (por fora). Isto ocorria porque ele era também bonito por dentro. Todas as descrições das aparições da Virgem Maria (mãe de Jesus, quando encarnada) a descrevem como um ser muito belo. Portanto, aqui vai outra verdade: beleza sempre está intrinsicamente relacionada com saúde. Como corolário: feiúra sempre está relacionada com doença. Em um manicômio, de doentes mentais, nunca encontramos pessoas com feições físicas realmente belas, apenas pessoas em graus variados de feiúra física. Um leproso tem um aspecto físico feio.

4. Sabendo que é correto o "assim dentro como fora", podemos tirar algumas conclusões interessantes. Os psicoterapêutas procuram consertar os seus clientes por dentro para que eles se relacionem melhor com o seu ambiente (por fora). Esta tarefa pode ser bem complicada e demorar bastante tempo para ter sucesso. Uma forma mais fácil de combater os erros internos (objetivo dos psicoterapêutas) é começar combatendo os nossos erros externos! Em outras palavras, se onde você mora e onde você trabalha (no exterior) está sempre uma bagunça, no interior do seu corpo físico também haverá bagunça e sua saúde está comprometida! É inconcebível um Jesus Cristo morando em uma casa toda cheia de poeira, mofo e teias de aranhas, não é mesmo? É também porisso que as igrejas estão sempre rigorosamente limpas! Sabendo de tudo isso, você pode começar a melhorar a sua saúde física começando a arrumar a cama que você acabou de dormir nela, não é mesmo? Tudo o que os seus olhos identificam que está desorganizado e sujo e você tem condições de organizar e limpar, faça isso e a sua saúde física irá melhorar com o tempo. O impedimento para fazermos isso é um pecado mortal (que leva para o cemitério) chamado de Preguiça! A preguiça é uma doença ("hábito") caracterizada por colocar como última prioridade da vida as atividades que mais requerem movimentação física do próprio corpo. As primeiras prioridades da preguiça são, obviamente, ver programas de televisão e filmes, leituras, ficar "passeando" na internet, etc., tudo que movimenta apenas a mente, não o corpo... Pergunta básica: por que fomos feitos com braços e pernas??

Marcadores: , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?