quinta-feira, março 26, 2009

 

A Preguiça

"Mente sã em corpo são", ditado popular

A preguiça é um dos sete pecados capitais [vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria], aqueles vícios que, se praticados continuamente, nos levam para o cemitério, nos mata. Os opostos a esses pecados, são as sete virtudes, que servem como antídotos aos pecados:

1. Modéstia, Humildade: oposto à Vaidade;
2. Caridade, Compaixão: oposto à Inveja;
3. Paciência, Serenidade, Paz: oposto à Ira;
4. Presteza, Decisão, Ação Ética: oposto à Preguiça;
5. Generosidade, Despreendimento: oposto à Avareza;
6. Temperança, Auto-Controle, Moderação: oposto à Gula;
7. Castidade, Simplicidade, Auto-Satisfação: oposto à Luxúria.

A preguiça tem um irmão muito próximo que se chama comodismo. Vimos, em uma série de postagens anteriores, que o comodismo é uma barreira para nos tornarmos como Deus. A falta de saúde costuma tornar as pessoas preguiçosas. Porisso, a melhoria da saúde física contribui para combater todos os grandes vícios da humanidade.

Por que a preguiça rotineira nos leva à morte? Porque nos foi dada uma vestimenta espacial de carne para atuar no planeta Terra, visando enfrentar (agir!) todos os problemas que identificarmos (forem colocados, pois nada ocorre por mero acaso) em nosso caminho. O enfrentamento dos problemas nos serve de escola e nos faz evoluir como seres humanos, nos levando pelo caminho que os místicos chamam de ascensão.

Vejamos alguns resultados da atuação da preguiça:

1. Levanta-se e não se arruma a cama em que dormiu;
2. Deixa-se a casa em permanente bagunça: chão sujo, sala desarrumada, cozinha sempre com pratos, panelas e talheres sujos aguardando lavagem, tampa do vaso sanitário aberta, quintal todo poluído, etc.
3. Local de trabalho com papéis, revistas e livros espalhados por todo o escritório;
4. Não se vai imediatamente ao banheiro quando o corpo pede, conscientemente, para eliminar urina, fezes e gases intestinais, principalmente quando esse pedido vem no meio da noite;
5. Adia-se constantemente uma série de tarefas que estão requerendo nossa atuação, etc etc

Os chineses possuem uma técnica milenar que empregam para combater a bagunça resultante da atuação da preguiça. Essa técnica se chama Feng Shui. Por que morar em um ambiente permanentemente desarrumado é prejudicial à saúde? Porque o fluxo correto da energia ambiente fica dificultado com os objetos dispostos de forma aleatória, segundo a filosofia do Feng Shui. A disposição adequada dos objetos melhora e maximiza o fluxo energético do ambiente. Um exemplo: as grandes pirâmides do Egito foram construídas para maximizar o fluxo energético no local de sua construção; se a forma da pirâmide fosse aleatória (mas com o mesmo volume de pedras!) o fluxo de energia seria bem menor e menos benéfico. Em radiestesia/radiônica afirma-se, corretamente, que há uma energia específica associada à forma (e disposição) dos objetos (energia de forma) e, portanto, pequisa-se as melhores formas para maximizar o emprego da energia disponível no meio ambiente.

Nota sobre o pedido consciente da inteligência do corpo para que expulsemos substâncias sólidas, líquidas ou gasosas para fora do corpo (item 4. acima): a inteligência inata do corpo é muito superior à inteligência que vem de nossa mente racional. A maioria dos mecanismos que atuam no sentido de preservar o corpo - como extração de elementos químicos do ar via respiração, mecanismo da digestão, circulação do sangue, atuação do sistema imunológico, etc - ocorre de uma forma que não nos chama a atenção, de uma forma inconsciente. No entanto, existem alguns avisos que o corpo nos informa de forma consciente, que são os pedidos para a eliminação de substâncias para fora do corpo (fezes, urina e gases intestinais). Quando esses pedidos fisiológicos do corpo surgem enquanto estamos em alguma atividade que prezamos (leitura, redação de um texto, conversa com amigos, durante o sono, etc), existe uma tendência de adiarmos o atendimento imediato das demandas do corpo. Isso é um grave erro, com possível consequência danosa para nossa saúde, já que a inteligência do corpo é bem superior à inteligência associada à nossa mente consciente: quando o corpo pede algo, isso deve se constituir em primeira prioridade para nós atendermos. Por exemplo: estamos em uma roda de amigos em uma animada conversa; o corpo pede para que liberemos a passagem de gases intestinais; por educação, não querendo interromper a conversa, acabamos bloqueando a saída desses gases, em nosso prejuízo; o correto, nesta situação, é pedir licença ao grupo para ir ao banheiro e permitir a saída dos gases ou substâncias sólidas ou líquidas que estejam pedindo passagem nesse momento. Outro exemplo: quando acordamos à noite com a bexiga cheia de urina, muitas pessoas, por preguiça, acabam segurando a urina na bexiga até levantar pela manhã; para minorar essas situações, seria conveniente que evitássemos comer e beber logo antes de ir dormir e, antes de ir dormir, esvaziar completamente a bexiga.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?