quinta-feira, janeiro 22, 2009

 

Tornando-se como Deus - 10


... e a morte não terá domínio


Ela é o tabu final. O impensável e inegável. O solvente universal. A morte.

A Cabala nos convida para uma nova coragem: não a coragem de morrer, a medida tradicional de bravura, mas ao invés disso, a coragem de não morrer. A coragem de confrontar a imortalidade física.

Com que base nós desafiamos a verdade indiscutível de que nascemos para morrer?

"Ele irá engolir a morte para sempre e Deus irá limpar as lágrimas de todas as faces", diz a Bíblia. Não é possível ler esta declaração e permanecer calmo. A Bíblia promete a morte da morte!

Quando Enoque foi embora, a Bíblia diz que ele não morreu. Ao invés disso, Enoque "não estava mais lá porque Deus o levou", que para a Cabala significa que ele realmente deixou a terra com o seu corpo físico, não não morreu.

A Bíblia também diz que Elias não morreu, mas ao invés disso foi elevado aos mundos superiores com o seu corpo físico, elevando-se ao céu em uma charrete de fogo (disco voador - UFO, na terminologia atual).

Nós desafiamos a hegemonia da morte tomando como base tais declarações na Bíblia e outras verdades reveladas no Zohar. O Zohar nos diz que existem dois polos, Luz e Escuridão. A Luz é Deus, vida eterna e total preenchimento, e a Escuridão é o ego, ou desejo de apenas receber para si próprio, e é a força da morte. Quando escolhemos nos conectar à escuridão, nós nos movemos para mais próximo da morte. Quando escolhemos nos conectar à Luz, por outro lado, nós puxamos para nós mais e mais a força da vida. Nossa tarefa é caminhar em direção à Luz. E quando nós a alcançarmos completamente, quando nós nos tornamos como Deus, a morte não terá mais domínio sobre nós.

Este é o fim da morte, não com base em crença ou fé religiosa ou no apocalipse. Nós precisamos fazer isso acontecer por nós mesmos. A sabedoria do Zohar está aqui não para aumentar um dado sistema de crença, mas para nos inspirar a aventurarmos além da crença, para o reino da ação, onde a esperança humana mais profunda viaja da realidade do mito para a realidade da vida diária.

A imortalidade física é possível porque nós temos o poder de a criar.

[continua]

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?