quarta-feira, dezembro 10, 2008

 

A Rotação da Terra


A Terra está diminuindo a velocidade de rotação em torno de seu eixo, demorando mais tempo para ela fazer uma rotação completa em torno de seu eixo. Logo, os dias estão ficando mais longos, assim como os anos. O artigo abaixo [1] comenta sobre isso. Um outro fenômeno relacionado à diminuição da rotação planetária é a diminuição da intensidade do campo magnético terrestre. Estes fenômenos estão em andamento há muitos anos, e estão indo na direção de zerar a rotação e o campo magnético terrestre, o que tem profundas implicações biológicas. As causas destas reduções ainda não estão completamente esclarecidas. Uma das especulações é que este freamento da rotação terrestre está sendo causado pela aproximação de um grande corpo celeste, conhecido por vários nomes, como Planeta X, Nibiru, Hercólubus, O Destruidor, etc.


Astrônomos vão inserir um segundo extra no ano de 2008

Na madrugada do próximo dia primeiro de janeiro, quando fogos de artifício estiverem clareando o céu, a noite será mais longa. Um segundo mais longa, para ser preciso, segundo o consórcio internacional que administra o TUC (Tempo Universal Coordenado).

O segundo extra não será alívio para quem precisar de tempo para se recuperar de uma ressaca, mas é necessário para coordenar sistemas de informação que requerem grande precisão, como o sistema de localização GPS e o protocolo NTP (a hora unificada da internet).

A decisão de tornar 2008 um segundo mais longo foi confirmada agora pelo Observatório Naval dos EUA, uma das entidades integrantes do IERS (Serviço Internacional de Rotação da Terra e Referência de Sistemas).

A necessidade de adicionar tempo à duração oficial do dia 31 de dezembro é coordenar os dois sistemas de medida cronológica que existem hoje. Um leva em conta a rotação da Terra e o outro toma como base os relógios atômicos, muito precisos. O problema é que a rotação da Terra está se reduzindo de maneira extremamente sutil, e com o passar dos anos as horas atômica e terrestre saem de sincronia.

Desde 1972, quando foi criado o TUC, segundos extras foram adicionados ao tempo atômico várias vezes, para que o descompasso entre os dois relógios nunca fosse maior que um segundo. A última vez foi em 2005.

O ano de 2008, porém, será o mais longo desde 1992, a última vez que um ano bissexto ganhou ainda um segundo extra. Sistemas que estão em sincronia com o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em Paris, o administrador do UTC (Sigla TUC, em inglês), não precisam acertar o ponteiro "manualmente", pois os relógios atômicos cadastrados nessa entidade transmitirão a correção automaticamente.

Referência:
[1] "Astrônomos vão inserir um segundo extra no ano de 2008", Seção Ciência, Jornal Folha de S. Paulo, pg. A22, 10 de dezembro de 2008.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?