domingo, julho 13, 2008

 

Cuecas e Calcinhas


Tudo que fazemos diariamente deve receber nossa análise cuidadosa de tempos em tempos. No dia 20 de abril de 2005 eu postei neste blog uma matéria que chamei "O Sutiã Assassino", pois a maioria das mulheres costuma usar este perigoso apetrecho junto de seu corpo. O problema envolvido nesta prática é o seguinte: todas as células de nosso corpo são alimentadas e limpas através de nosso sistema sangüíneo e linfático. Ao colocarmos uma pressão contínua, através de elásticos, na região superior do tórax com o sutiã, dificultamos a circulação vital do sangue e, principalmente, da linfa pela região pressionada, o que leva a uma maior estagnação de toxinas nessa região. Como resultado, existe uma forte correlação estatística entre número de horas diárias que uma mulher usa sutiã e a incidência de câncer de seio (mama). E a informação básica: mulheres que não usam sutiã têm a mesma probabilidade de câncer do seio do que os homens, probabilidade essa muito baixa [Você já ouviu falar de algum homem morrer de câncer de mama?].

Não precisamos usar muito nossa imaginação para perceber que praticamente todos homens e mulheres usam uma espécie de "sutiã" um pouco mais abaixo: cuecas e calcinhas. Com o passar do tempo (algumas décadas) muitos homens costumam desenvolver problemas nessa região (como hiperplasia ou câncer de próstata), assim como as mulheres (problemas no útero e menopausa). Um dos motivos do surgimento desses problemas é certamente o deficiente fluxo sangüíneo e linfático permanente nessa região, devido ao aperto das cuecas, calcinhas e cintos usados rotineiramente nesta região. Muitas pessoas, além disso, dormem com pijamas que possuem elástico na região da cintura, o que gera o mesmo tipo de problema. O ideal é dormirmos nus e controlarmos o conforto térmico com as cobertas. Durante o dia seria adequado as mulheres usarem vestido (sem cintos) e os homens macacão (sem cintos) ou calças bem folgadas sustentadas no local através de suspensórios (algo completamente fora de moda. No entanto, dê prioridade para a saúde ao invés da moda...).

Existem mulheres que usam calças bastante apertadas contra o corpo. Isto também atrapalha o fluxo dos líquidos corporais e pode, também, gerar problemas. Um deles é o surgimento de estrias na pele (ruptura da continuidade uniforme da epiderme), na região superior das coxas e dos glúteos (nádegas). As varizes também podem receber uma "ajuda" dos elásticos que nos apertam a cintura, dificultando ainda mais o fluxo do nosso sangue venoso contra a ação da gravidade.

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?