quarta-feira, maio 28, 2008

 

A Mata Atlântica Brasileira


Observe, na figura abaixo [1], que o remanescente da mata atlântica brasileira, em 2005, se concentrava nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (regiões verdes). As três cidades campeãs de dematamento da mata atlântica brasileira, entre 2005 e 2007, são do Estado de Santa Catarina: Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília. Juntas, elas destruíram no período 3.843 hectares - o equivalente a 5.382 campos de futebol.

[dar um duplo clique na figura para vê-la com maior detalhe]

Os dados levantados são alarmantes tendo em vista que restam no país apenas 7,26% da área original dessa floresta. As informações, divulgadas ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica, foram produzidas numa parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Segundo o órgão ambiental do Estado de Santa Catarina, a FATMA, a principal causa da destruição de mata atlântica é a substituição das florestas originais por Pínus, que são vendidos para a indústria de papel.

Outros municípios da lista de recordistas de desmatamento estão na Bahia (Tremedal e Bom Jesus da Lapa), em Minas Gerais (Ninheira) e no Paraná (Coronel Domingos Soares e Bituruna). Márcia Hirota, diretora da SOS Mata Atlântica, afirma que em 20 anos de estudo perdeu-se o equivalente a metade do Estado de Alagoas. Ela diz que a situação da mata atlântica é bastante crítica, "especialmente devido à elevada fragmentação florestal". Com as áreas de floresta cada vez menores, as espécies animais que as habitam também sofrem mais.

Referência:
[1] Afra Balazina, "SC lidera desmatamento da mata atlântica", Jornal Folha de S. Paulo, pg. A11, 28.05.08.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?