quarta-feira, maio 28, 2008

 

As Mensagens da Árvore - 4


Dentro e Fora da Terra


A percepção da realidade dos níveis vísiveis e invisíveis da árvore pode ser ilustrada com uma história verídica. Quando uma pessoa resolveu arrancar uma trepadeira chamada "unha-de-gato" do seu jardim, teve a oportunidade de descobrir o mundo que existe debaixo da superfície das coisas. A planta havia tomado toda a parede de um sobrado e começava a invadir as paredes e as calhas da casa vizinha. Por não ter condições de aparar a trepadeira com regularidade, achou melhor arrancá-la por completo. Teve a impressão de que seria um trabalho simples, era só puxar a planta, pensou. Pegou uma escada e começou o trabalho. Com auxílio de um tesourão, em pouco tempo conseguiu arrancar a planta da parede, de cima para baixo. Os talos cortados da trepadeira se avolumaram no chão do jardim numa proporção que ele não imaginava. Mas ele via aquele amontoado de folhas e galhos como um sinal de que já estava próximo de concluir sua tarefa, o que era animador.

Quando arrancou toda a ramificação e chegou ao chão, ele se deu conta de que não havia acabado o trabalho: faltava remover as raízes. Até este momento, ele se esquecera das raízes. Elas não estavam à vista e, por isso, na sua mente, não existiam. Aí, percebeu como funcionava sua mente e, por extensão, como funciona a mente humana. "No geral, só pensamos no trabalho exterior e esquecemos do trabalho interior", pensou. "O trabalho com aquilo que não é visível é uma necessidade, não pode ser esquecido", concluiu.

Os essênios perceberam que a árvore sempre cresce de forma simétrica, para fora e para dentro da terra. Se o ser humano quiser ter uma vida saudável, precisa seguir esse exemplo de equilíbrio das árvores.

[continua]

Fonte: Roberto Otsu, A Sabedoria da Natureza: Taoísmo, I Ching, Zen e os Ensinamentos Essênios, Editora Ágora, 2006.


Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?