segunda-feira, abril 28, 2008

 

Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 7

De [1]:

As práticas que promovem a longevidade

Para os chineses, existem muitas maneiras de se promover a longa vida. Mas, como já dissemos anteriormente, a principal maneira é conservando nossa energia vital.

Para entendermos melhor, vamos voltar na história da Antiga China. Existiu na China, um Imperador chamado Huang Ti (Di), conhecido como o Imperador Amarelo e muitas lendas estão ligadas a este Imperador. Mas sua principal contribuição ao povo chinês é um clássico da Medicina.

Diz a história que certa vez, num diálogo entre o Huang Ti e Qibo (médico respeitado e funcionário do Imperador), foi perguntado a Qibo, por que a maioria das pessoas nos tempos antigos viviam mais de 100 anos e permaneciam ativas e saudáveis?

“Porque elas sabiam como permanecerem saudáveis, pois seguiam o princípio do yin e do yang e viviam em harmonia com a natureza. Moderavam-se no comer e beber, trabalhavam e descansavam regularmente e procuravam não cometer excessos consigo mesmos. Por isso gozavam de boa saúde física e mental e mereciam viver até uma idade avançada, com mais de 100 anos. Mas hoje em dia as pessoas não se comportam assim, elas bebem vinho como água, vivem de maneira imprudente e compraziam-se no sexo mesmo após estarem bêbadas. Suas paixões dissipam sua energia vital, ficando velhas e enfraquecidas por volta dos 50 anos.”- Respondeu Qibo.

A medicina da energia

O chinês acredita que o homem só se realiza quando entra em contato com as forças mais primitivas do universo. Na origem de tudo existem duas energias opostas e complementares: o yin e o yang. Através delas o mundo pulsa como alguém que respira.

Assim como a superfície da Terra, o corpo também tem sua “geografia” e toda a medicina chinesa se baseia nisso. Como o magnetismo que percorre o globo, existem linhas de forças (meridianos) que circulam pelo corpo. Se por alguma razão um desses caminhos é interrompido, a energia estanca e a pessoa adoece, alterando seu estado psíquico e orgânico.

Através da acupuntura, das massagens e das práticas de energia, é possível regular o estado energético yin/yang. Os movimentos do tai chi relaxam os músculos, permitindo que a energia circule naturalmente pelos meridianos, levando o indivíduo a um estado de equilíbrio.

O funcionamento biológico natural do corpo depende de nossa relação com o meio e com nós mesmos. As artes orientais foram criadas para auxiliar os homens a viveram em harmonia, alcançando assim, a longevidade.

[continua]

Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?