segunda-feira, abril 21, 2008

 

Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 6

De [1]:

As energias yin e yang

Assim como todas as antigas culturas, os chineses procuraram entender as origens e o funcionamento da natureza. Durante milhares de anos, eles observaram os acontecimentos e buscaram a compreensão que lhes permitissem ter as chaves para abrir as portas da natureza.

O yin e o yang mantêm o movimento e a transformação de todas as coisas na natureza. Representam duas energias que são opostas e complementares, como o dia e a noite que estão aparentemente separados mas, na verdade, formam a unidade.

Quando se fala no conhecimento do tai-chi, da filosofia chinesa, da medicina chinesa, do equilíbrio, é necessário a compreensão das energias yin e yang.

Por exemplo: nós temos no ocidente, como interpretação, que tai-chi é a prática de um exercício, uma ginástica. Mas dentro da visão chinesa, da filosofia chinesa, tai-chi é tudo que está ao nosso redor, é o movimento destas duas energias (yin/yang), é o ar que respiramos.

Por isso, a filosofia do tai-chi ensina que o homem deve aprender a estar em sintonia com a natureza. O homem foi gerado pela natureza e dentro de todos os elementos estão presentes estas duas energias.

Hoje em dia, os médicos e outros estudiosos têm aprofundado bastante seus conhecimentos na medicina, mas não devemos considerar que este aprofundamento esteja dominando o conhecimento do tai-chi, o conhecimento do equilíbrio, o conhecimento da longa vida - se eles dominassem estes conhecimentos, isso se traduziria em suas próprias vidas.

Lao-Tzu em um de seus poemas escreveu: “O homem para obter longa vida, deve reconhecer sua verdadeira Mãe e procurar estar sempre em sintonia com ela”.

A energia yin é representada por este corpo físico, o material. A energia yang é a força que dá movimento a este corpo. Estas energias representam também a multiplicidade de todas as coisas.

Num enfoque mais interessante, o yin representa o homem e o yang a natureza. Desta forma, percebemos que dentro do homem existe a natureza, a vida pulsando; e fora do homem também existe a natureza, que é representada pelo ar, luz e outros elementos externos, fazendo com que este homem tenha vida e condições de se manter com equilíbrio.


[continua]

Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?