quinta-feira, abril 24, 2008

 

Culpa e Ansiedade - 2

SANDRA SEPULVEDA [1]

sandra.sepulveda@terra.com.br


No mês passado comentei sobre reflexão de um dos leitores sobre sua dificuldade em estar no momento presente, abordando a culpa que nos mantêm no passado. Dando continuidade, abordarei o manter-se no futuro.

Voltados sempre ao futuro geramos um quadro de ansiedade, fruto das preocupações que temos do imaginamos o que está por vir. As “pré-ocupações” são geradas pelo medo que determina uma série de pensamentos negativos: “e se acontecer isso?”, “e se acontecer aquilo?”. O preocupar-se é uma tentativa ilusória de evitar que algo saia do nosso controle e aconteça o que tememos.

O medo do futuro tem suas raízes em crenças negativas a nosso respeito: de que não somos capazes, de que não somos adequados, de que não merecemos o bom, desconsiderando nossa capacidade criativa e a realidade das situações que soubemos lidar.

Para cortar o ciclo de ansiedade diante do futuro é necessário interromper as preocupações vindas da corrente de pensamentos ruins e catastróficos. É preciso questionar e duvidar as crenças negativas a seu respeito, uma vez que são formulações ilusórias a seu respeito e que não condizem com sua real capacidade.

É dito que o nosso futuro é reflexo do nosso presente, então, concentre-se em zelar pelo aqui e agora, estabelecendo uma forma positiva de se perceber. Existe a possibilidade de imprevistos e contratempos futuros, porque faz parte da dinâmica da vida e de nosso processo de aprendizagem, porém acredite que diante do que surgir você terá força e criatividade o suficiente para administrar a situação.

Tenha um mês pautado no momento presente!

Fonte: [1] Jornalzen, número 38, abril 2008.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?