sábado, outubro 27, 2007

 

Lições da Natureza

"A Vida não é um enigma para ser decifrado, mas um mistério para ser vivido", Osho

A Natureza é sábia. O ser humano é um fruto da Natureza. Portanto, uma pessoa é sábia quando ela segue as leis da Natureza [1]. O Taoismo é uma filosofia de origem chinesa que retira seus ensinamentos da observação reverenciosa de como a Natureza age ao nosso redor, procurando, portanto, extrair as leis da Natureza para aplicá-las na vida diária. Para os taoístas, a Natureza é um mistério inexplicável, mas eles não criam teorias nem explicações complicadas para entendê-la, apenas aceitam as verdades observadas, pois o fato em si é mais importante do que os conceitos. A Natureza deve ser respeitada como algo sagrado, pois pela sua observação atenta pode-se apreender, e aprender, a sabedoria que existe na sua manifestação.

Pode-se confiar na Natureza. Ela é o todo. Tudo é parte dela. Ela faz tudo e equilibra tudo nos mínimos detalhes. A Natureza cuida de tudo e o melhor que podemos fazer é não atrapalhar e não tentar controlá-la. O ser humano, a despeito de sua pretensão, não tem controle de quase nada. Ninguém "se nasce", "se cresce". Ninguém controla, por vontade própria, a digestão, os batimentos cardíacos, a dilatação das pupilas, o crescimento das unhas ou dos fios de cabelo.

A Natureza nos oferece lições preciosas em todos os lugares, a todo momento. Basta prestar atenção e observar com reverência o que ocorre à nossa volta, assim como se reverencia a um velho e sábio mestre. O mestre do primeiro mestre é a Natureza.

Referência:
[1] Roberto Otsu, A Sabedoria da Natureza: Taoísmo, I Ching, Zen e os Ensinamentos Essênios, Editora Ágora, 2006.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?