quinta-feira, junho 28, 2007

 

O Ovo


Vimos, em postagem anterior, qual a recomendação de Jesus para a nossa alimentação:
"Portanto, coma sempre da mesa de Deus: as frutas das árvores, os grãos e as relvas do campo, o leite dos animais e o mel das abelhas. Pois tudo o mais é de Satanás e, pelo caminho dos pecados e das doenças, leva à morte.... Comei todas as coisas exatamente como elas se encontram à mesa da Mãe Terrena (cruas)." Notamos, nesta passagem, que nada é dito sobre a ingestão dos ovos das aves. Porém, podemos fazer algumas deduções a esse respeito. Nas recomendações feitas, são incluídos dois produtos de origem animal: leite e mel. O ovo também é um produto animal, com uma característica semelhante às nozes e castanhas (setor de grãos, da recomendação), que possuem o potencial de gerar outra vida (vegetal ou animal). Com essas observações, podemos concluir que a ingestão de ovo crú é salutar ao nosso organismo, e não está incluída no rol das coisas de Satã, geradoras de doenças. Muito pelo contrário, como veremos abaixo.

Durante dezenas de anos, os ovos foram condenados como alimento por serem verdadeiras "bombas de colesterol". Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais [1]. Porém, nos últimos anos, o ovo vem sendo objeto de uma reabilitação poucas vezes vista na história da Medicina. Até mesmo os cardiologistas mais radicais, aqueles de demonizaram os ovos como os maiores vilões da saúde do coração, estão revendo suas posições. Essa reviravolta se deve a um grande número de estudos científicos, muitos deles envolvendo dezenas de milhares de pessoas, que mostram de maneira muito contundente que a sua condenação foi um julgamento sumário precipitado.

Pesquisas recentes mostram que o ovo possui uma substância chamada fosfolipídeo, ou lecitina, que diminui a absorção de colesterol e impede que ele seja captado pelo nosso intestino, a partir de onde ele iria para a corrente sangüínea. É como se o ovo, sabendo que é rico nessas moléculas, já proporcionasse um antídoto natural para evitar que seus níveis aumentassem demais.

A lista de qualidades do ovo é longa - e quase todos os nutrientes interessantes estão concentrados na gema, justamente a parte mais temida, porque é também onde está a "gordura nociva". A gema é uma ótima fonte de ferro, por exemplo, que é fundamental para evitar a anemia. Também tem altas doses de uma substância chamada colina, que tem sido apontada pelos pesquisadores como um nutriente importantíssimo para o desenvolvimento fetal, além de proteger o cérebro e a memória.

Os cientístas também estão analisando o ácido fólico encontrado, mais uma vez, na gema. Junto com as outras vitaminas, especialmente a B6, esse nutriente já se mostrou capaz de reduzir os níveis sangüíneos de homocisteína - essa, sim, uma substância que faz muito mal para o coração. E tem mais: comer ovos no café da manhã ajuda a emagrecer, pois gera uma maior sensação de saciedade durante todo o dia. Essas evidências já levaram a Associação Americana do Coração a revisar suas diretrizes dietéticas referente ao ovo.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard avaliou a alimentação de 121 mil garotas adolescentes. Anos depois, notaram que aquelas que comeram mais ovos, fibras e gorduras vegetais tiveram, na vida adulta, uma menor incidência de câncer de mama (seio). Os cientistas acreditam que, no caso do ovo, o benefício provém das altas quantidades de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais encontradas embaixo da casca do ovo. Também para problemas de visão, a recomendação de um ovo por dia pode ser válida. Estudos realizados em vários países nos últimos anos afirmam que o consumo regular de ovo aumenta as taxas de duas substâncias, a luteína e a zeaxantina, cujos papéis na prevenção da degeneração macular é considerado importante, especialmente entre os idosos [1].

Já comeu o seu ovo caipira crú hoje?

Referência:
[1] "Ovo Liberado", Revista Saúde [ www.revistasaude.com.br ], n. 286, pp. 20-25, junho 2007.

Para saber mais:
1. Livro: Sérgio Puppin, Ovo, O Mito do Colesterol, Editora Rio, Rio de Janeiro, 2004.
www.editorario.com.br

Marcadores:


Comments:
Hello, i just surfed in searching for interesting blogs on new seven wonders of the world, you have a cool blog. Do keep up the good work. i live far from where you are and its nice to be able to see what people from across the world thinks.

Warm Regards from the Other Side of the Moon.

On a related note perhaps you might find the following links interesting. we're reviewing the best among the competing 21 participants for the new 7 wonders competition. i'll like to hear your take on the subject via comments. i'll be back soon...

The Kremlin and the Red Square
Angkor Wat
Eiffel Tower
Hagia Sophia

ps. if you have your own favourites list or if you'd like us to write about other wonders pls do mention about it in the comments.

Bibby

Kerala, India
 
Recebi de um leitor as seguintes observações:
"Eu estava lendo o seu blog saúde perfeita e vi que você postou falando que ovo é um coisa saudavel. Existem 2 problemas, primeiro o ovo caipira é o ovo que foi fecundado, então tinha um pequeno pintinho lá que não
pode crescer e viver porque foi tirado da mão (mãe?) para ser comido. E mesmo o ovo de granja não é alimento, ele está para a galinha como a menstruação está para a mulher. O leite a vaca produz para outras vacas tomarem (os filhotes); mel idem, umas abelhas ficam responsáveis em produzir para todas se alimentarem dele. Agora ovo, nunca vi uma galinha comer, seria
canibalismo."

Meus comentários: 1. Ovo de granja é gerado por galinha doente, e portanto é um alimento doente, devendo ser evitado. 2. Ovo cipira "galado" (nem todos os ovos caipiras são "galados", com um pintinho em potencial!) possuem um pintinho "em potencial", assim como uma semente/noz tem uma árvore "em potencial", sendo portanto equivalentes neste sentido. O importante, para nos ser salutar, é comer o ovo CRÚ (para atender o Mandamento "Não Matarás!"). 3. Curiosidade: eu já vi galinha canibal comer seu próprio ovo...

Abraço, Rui.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?