sábado, abril 21, 2007

 

Pare de Morrer e Viva para Sempre - 12


Problemas com a Idade

Um dos assassinos mais insidioso e mortal é a perda da auto-estima, que pode vir tão gradualmente que nós nunca ficamos sabendo quando nós chegamos ao ponto sem volta. Com uma mulher isso pode acontecer rapidamente quando ela inicia a menopausa, chamada corretamente de "mudança de vida", quando ela passa a acreditar, geralmente sem razão, que ela não é mais desejada por seu marido ou que não é mais necessária para sua família. Com a mudança natural do processo biológico, existe uma crença não-natural de que toda sua função na vida chegou a uma conclusão. Muitas mulheres ficam tão chocadas por esta mudança biológica que elas não conseguem lidar com isso em um nível mental, emocional e psicológico e freqüentemente cometem suicídio ou tornam-se mentalmente transtornadas com trágicas conseqüências.

Uma mulher bem ajustada compreenderá que a mudança de vida, com sua mudança de redução ou eliminação da concepção, pode tornar o ato sexual natural e normal mais relaxado e prazeiroso para ambas as partes. Nesta ocasião, o homem já pode abordar este ato de prazer mútuo sem ter que provar nada, podendo dispor de tempo para se certificar que sua parceira atinja o seu clímax próprio e satisfação. Muitas pessoas têm a falsa idéia de que o ato sexual é apenas para o propósito de reprodução e que qualquer outro emprego dele é pecaminoso. No entanto, o ato sexual pode ser um método prazeiroso de comunição entre duas pessoas que procuram dar prazer mútuo através de uma função humana natural.

É a preocupação e não o trabalho que mata muitas pessoas. O período dos 40 anos é quando muitos executivos sucumbem com a chamada "falha cardíaca".

Outra idéia de auto-derrota que causa envelhecimento prematuro é o conceito comum de que uma pessoa precisa "se assentar" quando ele ou ela atinge uma idade vaga e não-especificada. No entanto, esse "assentamento" pode levar a um embotamento da mente e do espírito que pode causar um gradual declínio, decaimento e morte do corpo.

O homem afeta sua sociedade e sua sociedade o afeta; ninguém vive isolado na solidão.

Freqüentemente os locais para idosos (asilos) são bem luxuosos e oferecem um certo apelo para aqueles que desejam sair do barulho e da tensão da vida na cidade. Mas o ser humano precisa de uma certa quantidade de tensão; uma flexão de seus vários músculos; uma vida sem desafios e estímulos pode se tornar uma piscina de águas paradas onde a alma pode se afogar de tédio. Quando você perde interesse na vida, a vida perde interesse em você e o tédio torna-se o assassino mais insidioso de todos.

Nos Estados Unidos, a idéia da competição tem sido usada em excesso e abusada até o ponto em que se tornou uma fonte importante de muita tensão e ansiedade desnecessárias. A cooperação e não a competição deveria ser a chave para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Nenhuma duas pessoas são iguais; cada pessoa é única e não deveria tentar igualar os esforços, habilidades ou talentos de qualquer outra pessoa. Cada pessoa deveria batalhar para atingir a perfeição, tal que a completude e não a competição deveria ser seu propósito de cada dia em todas suas atividades.

A maturidade, com sua diminuição das demandas da família e da sociedade, deveria ser uma época de atividades seletivas, quando você seleciona aquilo que você deseja fazer e não aquilo que o seu trabalho ou vocação exige. Não deixe que a aposentadoria o cançe e o leve para o túmulo mais cedo. Regenere-se, recomplete-se, revigore-se, revitalize-se e viva tanto quanto você deseje e também tanto quanto você consiga. Estou convencido que o maior assassino de todos é o medo.

Eu acredito que a maioria das pessoas está com mais medo dos problemas da vida do que do espectro da morte. Os problemas da vida que confrontam as pessoas que avançam em idade são:

1. Saúde deficiente, sensação de desamparo e doenças;
2. Perda de clareza mental;
3. Perda gradual e progressiva de pessoas queridas;
4. Não conseguir compreender ou se ajustar a novas idéias e costumes;
5. Declínio ou perda total da capacidade sexual;
6. Arrependimento e remorso dos erros passados.

No entanto, nenhuma pessoa vive completamente sozinha; todos nós temos uma influência, boa ou má, sobre aqueles que nos rodeiam; nós nunca sabemos como nós estamos afetando alguém que nos está olhando em busca de inspiração e guiamento. A melhor coisa que podemos dar aos nossos filhos é um bom exemplo. Como você vive é muito mais importante do que quando, como e onde você morre.

[continua]

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?