segunda-feira, janeiro 29, 2007

 

O Segredo da Vida, da Luz e do Amor - 18


A Doutrina de Jesus


Pode-se afirmar que Jesus não ensinou um credo, um ritual ou um código de moral especulativa, mas sim um sistema definitivo de progresso e aperfeiçoamento, sistema esse resultante da tríplice fonte de inspiração espiritual, raciocínio intelectual e observação experimental, que são os três modos pelos quais a Mente Universal se manifesta como Poder Raciocinador Consciente ou a "Palavra".

Esse sistema combina, pois, os caracteres religioso, filosófico e científico, sendo uma expressão de atividades dos princípios universais no plano em que se manifestam através da mente humana. O ponto mais notável do ensino de Jesus é a sua afirmação da absoluta liberdade do indivíduo. Afirmou: "a verdade vos livrará", e o terminou com a sua declaração final a Pilatos, que viera ao mundo para dar testemunho da Verdade. Assim, ensinar-nos o conhecimento da Verdade Libertadora foi o princípio, o meio e o fim da grande obra que o Mestre empreendeu. Nesse ensino você encontrará dois fatos que merecem sua atenção especial: o primeiro é que a liberdade perfeita do indivíduo deve estar de acordo com a vontade de Deus; o outro ponto é o de que essa liberdade é representada simplesmente como resultado do conhecimento da Verdade. A Liberdade, na verdade, já existe no momento presente, e o que nos impede de gozá-la é simplesmente nossa ignorância deste fato. A Lei essencial e sempre presente de cada vida individual humana é a Liberdade absoluta, e é apenas a nossa crença errônea no contrário que nos conserva sob o domínio de toda espécie de limitações.

Tudo o que tender a limitar a expressão completa da vida individual deve ser repugnante à Mente Universal que se expressa nessa individualidade. Deve também lembrar que o ensino do Mestre foi sempre a exposição velada da Verdade. Ele falava ao povo em parábolas.

O fio que entrelaça as pérolas do ensino do Mestre é que a Liberdade Perfeita resulta do conhecimento da Verdade. "Quando você descobrir o que é realmente a Verdade, verá que ela consiste em que você é perfeitamente livre". Esse é o centro de todas as outras afirmações do Mestre, porém, ninguém pode descobrir o ponto final dessa verdade para você. Cada um deve fazê-lo por si mesmo, e, portanto, "quem tiver ouvidos para ouvir, ouça". Em parte alguma Ele expressou melhor essa Verdade do que na parábola do filho pródigo: "Por que esperas que eu te dê o que é teu? Tudo o que eu tenho já é teu!".

O único modo possível de atividade do Princípio indiferenciado de Vida é sempre impulsionar os seres a uma expressão mais completa, em acordo estrito com as condições que cada forma fornece para a manifestação dele.

A base da doutrina de Jesus consiste praticamente em desenvolver em você a consciência de sua unidade com o Pai, de quem você recebe sua Vida e tudo quanto você necessita para viver abundante e alegremente.

Como a Energia, que é sua Fonte, é infinita em quantidade e inespecializada em qualidade, não existe limite algum para as aplicações que você desejar dar-lhe. Todavia, só pode fazê-lo por sua permanência na "casa do Pai", e conformando-se com a regra que ali reina, a qual é a Lei do Amor. Você compreenderá claramente que essa é a única restrição, ao considerar que aquilo que lhe coloca na posse desse poder ilimitado de receber da Fonte Infinita, é o reconhecimento de sua identidade com o Uno Universal, e que toda aplicação de suas forças para prejudicar intencionalmente os outros é, em si mesma, uma negação direta da "unidade do Espírito que é o laço da paz". O poder de ligar ou a religião do Amor Universal, é, pois, inerente à própria natureza da Liaberdade, que você alcançará pelo Conhecimento da Verdade.

O fato supremo que distingue a Causa Primeira das causas segundas é a sua independência das condições, não sendo resultado destas, mas sim criando-as e produzindo-as gradualmente. Por conseguinte, se tomar por base a Lei do Amor, você poderá triunfar em qualquer campo de atividade. Porém, será preciso que sua inteligência também se desenvolva. É por esse motivo que a primeira aplicação que você deve fazer de sua faculdade de receber do Infinito, é pedir um seguro desenvolvimento de sua inteligência.

A Parábola dos Talentos nos apresenta uma bela lição. O emprego de suas capacidades e oportunidades, que você tem agora mesmo, nas condições em que se encontra, naturalmente abrirá caminho para novas e maiores oportunidades e, portanto, se tornará possível um desenvolvimento superior de suas forças.

Por sua vez, esses novos desenvolvimentos produzirão outros maiores, não havendo limites para sua expansão, a não ser os que forem criados pela sua negação ou dúvida do Princípio do Progresso, como fez o servo que enterrou o talento que recebera. No momento em que cessa o progresso, começa o retrocesso, de forma que é somente pelo progredir contínuo que você poderá escapar da penalidade de voltar à mônada primitiva.

A Lei do Poder é uma com a Lei do Amor, e, assim, querendo separar o Poder Divino do Amor Divino, obtendo aquele e rejeitando este, você verifica que as próprias Leis de que você se tornou senhor pelo seu saber, o esmagam com seu peso tremendo. Para Deus manifestar seu Poder em seu favor, é preciso que você manifeste seu Amor por Ele e pelo seu próximo, que é Deus visível. Querer que Deus o ajude e faça vencer na vida, sem amar a todos os seres como Deus os ama, isto é, sincera e desinteressadamente, é querer o impossível, porque Deus só manifesta seu Poder através do Amor.

Há para você uma grande vantagem em proceder na forma acima, porque assim os seus obstáculos e as pessoas que estiverem contra você, deixarão de ser seus oponentes, perdendo as forças que você lhes dá pela sua atitude mental inadequada.

O Senhor aceita uma quantia menor do que a que lhe é devida. Isso quer dizer que, por maiores que sejam os seus erros e por pequeno que seja o seu esforço, Deus os aceita e concede-lhe a sua graça. Se o perverso se afastar de seu (mau) caminho, "certamente viverá e não morrerá. Nenhuma das transgressões que fez será lembrada contra ele; viverá na retidão do que praticou" [Ezequiel].

Por outras palavras, trata-se aqui do reconhecimento de que as Leis do Universo, não sendo vingativas, mas simplesmente causais, a inversão de sua aplicação errônea da Causa Primeira, a qual é para você o Pensamento expresso num ramo particular de atividade, deve necessariamente produzir a inversão de todas as más conseqüências que resultaram de seus erros anteriores.

Se você não praticar uma determinada coisa é porque você realmente não crê nela. A Natureza lhe obedecerá na proporção em que primeiramente você lhe obedecer.

Visto que o Princípio de Vida não é uma coisa separada de você, mas sim a Fonte de sua individualidade, quanto mais compreender a grande Lei genérica e lhe obedecer, mais poderá aplicá-la especificamente ao que desejar.

Porém, existe uma condição essencial: é que você seja purificado e lavado. "Se eu não te lavar, não terás parte de Mim", disse Jesus a Pedro, expressando a idéia do Espírito Universal, que há de purificar-lhe para que possa receber. Sem essa purificação, não poderá participar do banquete divino a efetuar-se em seguida.

A Ciência e a Religião não são duas coisas separadas. Ambas têm o mesmo objetivo, que é aproximar-nos do ponto em que nos encontramos mais em contato com a Causa Universal. Só o reconhecimento pessoal da Suprema Verdade pode dar a Vida Eterna. Todavia, a perfeição não é alcançada num momento, e é preciso que diariamente o indivíduo "banhe" sua alma nas águas cristalinas da Divina Mente Universal, para que esta se mantenha pura e em contato contínuo com a fonte da vida.

Consentir em permanecer consciente da separação do Espírito Universal é aceitar a idéia de Desintegração, que é o Princípio da Morte.

O Espírito da Verdade o guiará para toda Verdade, e a posse da Verdade total trará a você a posse de todo Poder. Por outro lado, se o Espírito da Verdade não pode ser outro senão o Espírito da Vida, a aquisição da Verdade total deve levar ao poder de uma vida ilimitada.

A sua Liberdade reside na força criadora do seu pensamento. Se você permitir que o seu pensamento persista numa ordem inversa, você perpetuará essa ordem; porém, se, penetrando além da superfície das coisas, você fixar seu pensamento na sua natureza essencial, você verá que nada pode ser essencialmente mau, e considerará tudo bom em seu pensamento, ajudando assim a corrigir as falsas idéias da humanidade.

O ponto que exige sua atenção nas palavras do Mestre é que você não precisa da intervenção de terceiros para implorar "o Pai" em seu benefício, pois Ele mesmo o ama. Essa afirmação o liberta completamente das opiniões imperfeitas da teologia. Aceitando o Ideal Divino como seu próprio, você fornece as condições necessárias para que a Mente Subconsciente Universal possa diferenciar-se na expressão particular e concreta de sua personalidade.

A Bíblia toda é o desenvolvimento da afirmação de que o Homem é feito à imagem de Deus, e os ensinos de Jesus são a proclamação dessa Verdade. O ensino de Jesus pode ser resumido em poucas palavras: "O que realmente sois em essência é uma concentração do ÚNICO Espírito de Vida Universal na individualidade consciente, e se viverdes tendo como ponto de partida o reconhecimento dessa Verdade, ela vos libertará. Não podereis conseguir isso enquanto julgardes que tendes um centro e o Infinito tem outro. Só podeis fazê-lo reconhecendo que os dois centros coincidem, e que Aquele que, sendo infinito, é incapaz de centralização em Si mesmo, encontra o centro em vós. Pensai nessas coisas até compreenderdes bem que não pode ser de outra forma, e então caminhai com perfeita confiança, sabendo que os pricípios universais devem agir necessariamente com a mesma precisão matemática em vós quanto nas atrações da matéria ou nas vibrações do éter".


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?