terça-feira, novembro 07, 2006

 

O Verde da Vida - 2


Victoria Boutenko [1] sugere neste livro que tomemos todos os dias uma "vitamina" que ela chama de creme verde, obtido no liquidificador misturando frutas e folhas verdes. Ela conta o que aconteceu com ela, após ela implementar esse hábito [nota: já fazia anos que ela comia só cru, sem notar os resultados apresentados a seguir]: após um mês de beber esses cremes verdes duas manchas e uma verruga que eu tinha desde minha primeira infância desgrudou de meu corpo e eu me senti mais energizada do que nunca antes. Em seguida, notei que minha ânsia por comidas pesadas, principalmente à noite, desapareceram completamente. Muitas rugas na minha face foram embora. Minhas unhas se fortaleceram, minha visão melhorou e eu comecei a ter um gosto gostoso na boca, mesmo ao acordar pela manhã (prazer que eu não tinha desde minha juventude). Eu percebi que eu costumava ansiar por comidas não-saudáveis quando eu ficava cansada. Isso também sumiu.


Após dois meses de beber cremes verdes, o bigode de meu marido e sua barba começaram a ficar mais escuros. Meus dois filhos (que também entraram nessa mania) notaram outros benefícios, como a possibilidade de dormir menos horas, eliminações mais completas, unhas mais fortes e, o mais interessante, melhora em seus dentes, que se tornaram menos sensíveis.

Fibras: A Esponja Mágica

Qualquer programa de limpeza interna do corpo deveria começar no colon. É os intestinos que deve ser tratado primeiro antes que qualquer cura efetiva ocorra. O propósito principal de consumir fibras é o processo de eliminação fecal. Sem fibras, uma eliminação completa é praticamente impossível.

Existe dois tipos principais de fibras: solúveis e insolúveis. A fibra solúvel é encontrada em frutas, grãos, ervilhas e farelo de aveia. Ela tem uma consistência gelatinosa que melhora os movimentos intestinais, aumentando o volume de massa no colon. A fibra solúvel gruda-se ao colesterol no intestino delgado e o retira do corpo. Certas fibras solúveis, tal como a pectina (encontrada nas maçãs) e goma guar (encontrada em aveia, legumes e mangas) diminuem a liberação de açucares contidos nos alimentos que comemos, e portanto reduzindo o risco de diabetes.

A fibra insolúvel é encontrada principalmente nas folhas verdes, cascas, castanhas, sementes, grãos e na casca dos grãos. A fibra insolúvel, sob o microscópio, parece uma esponja, e realmente ela serve como uma esponja milagrosa, porque cada pedaço dela pode absorver muitas vezes mais toxinas do que seu próprio volume. Você já parou para pensar porque nós desejamos sempre ter uma esponja na nossa cozinha? Nunca usamos algo liso, como um tecido plático, para limpar nossos utensílios da cozinha. As esponjas são fibrosas. Elas limpam mais fácil por absorverem a sujeira. Da mesma forma funciona a fibra insolúvel. Ela agarra as toxinas e as leva para fora do corpo e para dentro do vaso sanitário.

Se não consumimos fibra, a maioria dos restos tóxicos se acumula no nosso corpo. Nosso corpo é construído de tal forma que todas as nossas toxinas são encaminhadas para os intestinos. Este é o sistema de esgoto do corpo humano. Precisamos compreender que temos que eliminar toxinas de forma regular.

De onde vêm as toxinas? Elas vêm não apenas pela inalação de substâncias nocivas do ar, de comida não-digerida e tóxica, da ingestão de metais pesados e de pesticidas. Uma grande parte das nossas toxinas vem das células mortas de nosso próprio corpo. Sabemos que as células são muito pequenas e tendemos a concluir que elas não podem formar um grande volume de lixo no nosso corpo. No entanto, devemos lembrar que a cada ano 98% de todos os átomos do nosso corpo são substituídos. Isso significa que entre 32 e 45 quilogramas de células mortas, ou mais, devem ser eliminados de nosso sistema. Se eles não forem, as células mortas de nosso próprio corpo podem ser um dos mais tóxicos tipos de lixo porque elas começam a apodrecer imediatamente. É importante perceber que quando nós não consumimos fibras suficiente, nós acumulamos muito mais lixo do que nossos corpos conseguem processar.

Assim como não limpamos uma cozinha sem esponja, o corpo humano não consegue eliminar sem fibras. Imagine você tendo que limpar um espaço grande e sujo, como uma garagem, usando apenas sacos plásticos. Eu desistiria. O corpo humano não irá desistir, mas se não existir fibra suficiente, a primeira coisa que ocorre é que nossa pele tenta fazer o trabalho de eliminação e, como resultado, a pele torna-se áspera e encaroçada. Quando nossos intestinos estão entupidos, nosso corpo tenta tenta excretar mais muco, através dos olhos, gengivas, nariz e garganta, e nós suamos muito mais, pois o corpo usa todos os canais possíveis para eliminar toxinas.

Eu penso que a ingestão insuficiente de fibras é a razão principal para o envelhecimento humano. Olhe para qualquer animal selvagem. É difícil determinar a idade de uma gazela, zebra, águia ou girafa. Eles podem estar com a idade de 2 ou 15 anos, mas eles parecem idênticos. Os animais selvagens apenas começam a diminuir suas atividades algumas semanas antes de morrer. Por outro lado, é geralmente fácil de estimar a idade dos humanos. Eu já vi muitas pessoas que tornaram-se mais jovens com a melhora de suas eliminações.

Fibra é um componente importante nas dietas dos chimpanzés. Eles consomem cerca de 300 gramas de fibra por dia.

O Verde na Homeostase

A principal diferença entre coisas vivas e coisas não-vivas é que as entidades vivas conseguem se consertar a si mesmas e, portanto, se adaptarem às mudanças do ambiente em uma grande extensão, enquanto as coisas que não estão vivas podem ser quebradas e destruídas. Por exemplo, se você corta uma folha de uma planta, ela pode crescer uma nova folha. Se você corta a pele do seu dedo, sua pele pode curar a si mesma. Alternativamente, coisas não-vivas como rochas ou contruções humanas, independente de serem grandes e fortes, se forem danificadas não conseguem consertar a si próprias. Por exemplo, após catástrofes como terremotos, avalanches e tornados, as pessoas têm que reconstruir suas casas, estradas, usinas de energia, etc.

Esta habilidade extraordinária de todos os organismos vivos de se consertar a si mesmos é o único poder que pode curar qualquer doença. Todas as outras técnicas de cura inventadas pelas pessoas só conseguem ter sucesso se elas estiverem dirigidas para ajudar a habilidade natural do próprio corpo de regular a si mesmo.

Eu encontrei muitas pessoas que sobreviveram a cânceres terríveis apenas incorporando mais folhas verdes à sua dieta.


Referência:
[1] Victoria Boutenko, Green for Life, Raw Family Publishing, 2005.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?