terça-feira, setembro 20, 2005

 

Câncer e o Tratamento de Canal Dentário - 3


Obviamente, um dente infectado que já sofreu tratamento de canal pode ser a fonte de inúmeras doenças, além do câncer. Veja o que o Dr. Wesley E. Shankland, Ph.D. , tem a dizer a este respeito [ http://www.drshankland.com/rootcanal.html ].

Nos últimos 50 anos, os dentistas têm salvado milhões de dentes fazendo terapia endodôntica, ou tratamentos de canais na raiz dos dentes. Os estudantes de dentes e residentes em Endodôntica ( a especialidade da odontologia devotada ao diagnóstico e tratamento de doenças dentro do dente) foram ensinados a fazer vários procedimentos para salvar dentes acidentados, mortos e em processo de morte. Esses procedimentos foram ensinados somente para auxiliar o público, sem nenhuma outra razão. O profissional dental teve sucesso no ensino do valor de se salvar os dentes. No entanto, hoje existem pesquisas reveladoras que podem requerer que a profissão dentária reconsidere as idéias convencionais a respeito dos dentes tratados endodonticamente.

Hoje, existem muitos doutores com reputação [dentistas, médicos e Ph.D.s] que estão preocupados com a terapia endodôntica e com os possíveis efeitos sistêmicos em outros órgãos e tecidos do corpo. Pode inclusive assombrar à maioria dos dentistas que os organismos que podem estar presentes em um dente morto podem ser impossíveis de serem erradicados, independente de quão bem o procedimento no canal da raiz tenha sido feito! Esses organismos não estão na realidade no local do canal do dente, mas nos tubinhos microscópicos que formam a dentina (o material no interior do enamel e que é mais orgânico que o enamel) do dente. É aqui que reside a questão científica: é relevante que essses organismos permaneçam capazes de viver após a terapia endodôntica? Pesquisadores de ambos os lados dessa questão acalorada concordam que esses organismos realmente ficam vivos após o tratamento de canal, mas eles não chegam a um consenso se isto é importante ou não.

[Este artigo terá continuação]
Rui
fragassi@terra.com.br

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?