domingo, março 27, 2005

 

Água Cura Tudo - 2


Deveríamos nos esforçar para devolver a água emprestada do ambiente (para uso no nosso corpo e em nossas máquinas) da forma menos poluída possível, como no caso de uma usina hidroelétrica. Quem já está se alimentando exclusivamente de frutas cruas deve ter observado que a urina, devolvida à Natureza, não possui cor, não possui cheiro e não possui sabor (características de uma água pura!). A água que consumimos é realmente EMPRESTADA da Mãe Terra, já que usamos hoje a mesma água usada pelos dinossauros!

Mas, afinal, porque ocorre (para a maioria das pessoas) a desidratação celular, com o passar do tempo, surgindo sintomas (doenças) como, por exemplo, rugas? Isto ocorre porque existe um desequilíbrio entre a taxa média de entrada de água na célula e a taxa média de saída de água da célula (taxa = quantidade de algo na unidade de tempo), com a taxa média de saída maior que a taxa média de entrada. Um aumento da taxa de saída de água das células é induzido quando ingerimos uma alimentação inadequada (por exemplo, ingerindo sal comum, alimentos muito ácidos, etc. que requerem sua diluição pela água, para não matarem as células que recebem diretamente estes venenos). Já a diminuição de entrada de água nas células, pode ter uma série de motivos:

- ingestão insuficiente de água;
- obstruções no percurso da água até a membrana externa da célula;
- incapacidade da célula de “engolir” a água presente em seu exterior!!??

Se nos alimentarmos exclusivamente de frutas cruas, a ingestão de água será adequada, com o uso desses alimentos (passei anos sem beber água explícita). Comendo-se alimentos processados, é necessário ingerir água explícita adicional para hidratar adequadamente as células.

Se houver obstruções no percurso da água até as células (principalmente nos vasos capilares, incrustações de gorduras nas artérias, etc.), mesmo ingerindo um volume de água que seria suficiente num corpo sem obstrução, esta água não consegue chegar a certos grupos de células devido a esses caminhos entupidos (devido à alimentação errada, poluição atmosférica e cirurgias).

Para entender porque uma célula pode não conseguir, às vezes, “engolir” (passar para o seu interior) uma água que conseguiu chegar à sua presença, precisamos entender antecipadamente alguns outros fatos relevantes à água no estado líquido.

Uma molécula de água (H2O) é constituída pela junção de dois átomos de hidrogênio com um átomo de oxigênio. Nessa junção, cada átomo de hidrogênio perde um elétron (que possui carga elétrica negativa) para o átomo de oxigênio, transformando cada átomo de hidrogênio em um íon positivo e o oxigênio em um íon negativo, sendo que o conjunto desses três íons tem o perfil da cabeça do Mickey Mouse (os íons de hidrogênio ficam nas posições das orelhas desse camundongo). Como os íons positivos de hidrogênio não estão em posições diametralmente opostas, com relação ao íon de oxigênio (imagine, novamente, a cabeça do Mickey Mouse), existirá uma posição “efetiva” das cargas elétricas positivas do hidrogênio, diferente da posição efetiva da carga negativa do oxigênio (no centro do átomo de oxigênio). O resultado final dessa história toda é que a molécula de água, apesar de no total ser neutra (duas cargas elétricas positivas e duas cargas elétricas negativas), possui uma separação entre as posições efetivas das cargas positivas e negativas, gerando o que se chama de um “dipolo elétrico” e dizemos que todas as moléculas de água são “polares”. Se uma molécula de água encontra-se na presença de outra molécula de água, haverá possibilidade de uma atração elétrica entre as cargas elétricas de sinais opostos dessas duas moléculas, e elas acabarem se juntando, formando um conjunto unido (através de uma “ponte de hidrogênio”, no caso). Se houver mais moléculas de água disponíveis, esse agregado unido pode conter centenas de moléculas de água, em um volume de água usual líquida na temperatura ambiente. Para formar o volume total de água líquida de um copo d’água, por exemplo, um grande número desses grandes agregados irá estar presente, naturalmente.

Temos, agora, elementos para entender o terceiro problema de hidratação celular.
Vocês se lembram da informação inicial que, ao nascermos, temos quase 80 % de água no corpo? Existe um dado adicional: a maioria dessa água ocorre em um estado estruturado que possui 6 moléculas de água ligadas em anel (e, não, centenas de moléculas, como na água comum mencionada acima)! É por causa desse tipo de agrupamento de moléculas de água que os flocos de neve possuem, em geral, o formato hexagonal. Além disso, somente agregados (“clusters”) de moléculas de água até em torno deste valor 6, possuem tamanho adequado para serem engolidos pelas bocas (poros) das células! Com o passar do tempo, devido aos nossos erros (alimentação, poluição e radiação) esse aglomerado ideal abundante no recém-nascido começa a agregar mais moléculas, não sendo mais absorvível pela célula (seria como você tentar comer uma maça de uma só vez, sem mastigá-la em pedaços menores, algo impossível!). Existem vários lugares no nosso planeta em que as condições geológicas locais fazem com que aflorem “águas vivas” com essa estruturação ideal, como Lourdes (na França) e na Turquia.

Uma necessidade para obter água viva é sua MOVIMENTAÇÃO! Se uma água viva ficar imobilizada (envasilhada) durante muito tempo, ela vira “água morta”! Em geral, as águas mais vivas estão nos riachos das montanhas, onde as águas NÃO se movimentam em linha RETA (a distribuição de água pública, em linhas retas, não contribui para vivificar a água). Como muitos de vocês sabem, os locais do planeta que possui mais centenários são locais montanhosos (Vilcabamba no Equador, Georgia-ex-União Soviética, povo hunza no Paquistão), com águas vivas e ar (oxigênio) puro. Lembro-me de ter lido no passado (literatura referente aos indus) que a melhor maneira de beber um copo d’água é enchê-lo pingo-a-pingo (permitindo a movimentação e uma possível oxigenação desse líquido). Nunca li ou ouvi esta sugestão: que tal fazer um “coquetel” de água mineral (que estava parada na sua vasilha) ou batê-la no liquidificador, para vivificá-la, antes de bebê-la? Minha loucura já está ficando muito avançada??

Como nossos problemas físicos estão associados a substâncias ácidas (pH<7),>


Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?